Cidade da Praia, 22 Mai (Inforpress) – O director-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Gilbert F. Houngbo, chega esta sexta-feira, 23, a Cabo Verde para uma visita oficial de dois dias, a convite do Governo cabo-verdiano para o reforço estratégico da cooperação.
Esta missão insere-se no quadro de um reforço estratégico da cooperação entre Cabo Verde e a OIT, com enfoque no desenvolvimento de políticas que promovam o trabalho digno, o emprego sustentável, a protecção social abrangente e a justiça social.
De acordo com a nota governamental, “esta visita representa um marco importante nas relações de cooperação entre o país e a OIT, e tem como principal objectivo reforçar o diálogo e a colaboração técnica, no âmbito da implementação do Programa País para o Trabalho Digno, com foco em políticas públicas centradas na justiça social, inclusão produtiva e proteção social”.
Durante a sua estada, o diretor-geral da OIT cumprirá uma agenda intensa de trabalho, com encontros com altas entidades do Estado cabo-verdiano, parceiros sociais, académicos e representantes do sector privado e da sociedade civil.
A deslocação, nesta que é a sua primeira missão oficial ao país, Gilbert F. Houngbo, ainda de acordo com a fonte, reafirma o compromisso da OIT com o apoio a Cabo Verde na construção de um futuro do trabalho mais justo, inclusivo e equitativo.
No rol dos principais pontos da agenda oficial, ressalva a reunião de trabalho com o ministro de Estado, da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, bem como com as tutelas dos sectores do trabalho e da proteção social, para debater o reforço da assistência técnica e as prioridades no domínio do trabalho digno.
Visita ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), com o objectivo de conhecer de perto os avanços e desafios no fortalecimento da proteção social em Cabo Verde e encontro com as câmaras de comércio do Barlavento e Sotavento, abordando o papel do sector privado na promoção do emprego e do trabalho digno consta ainda do programa desta missão.
Está ainda agendada reunião com representações sindicais, para escutar as perspectivas dos trabalhadores no contexto laboral nacional, reunião extraordinária do Conselho de Concertação Social, com o intuito de reforçar o diálogo tripartido entre Governo, empregadores e trabalhadores.
Gilbert F. Houngbo fará ainda visita de cortesia ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, ao Presidente da República, José Maria Neves, e profere ainda uma Aula Magna na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), sob o tema “O Futuro do Trabalho e a Justiça Social”, promovendo um espaço de reflexão aberto à comunidade académica, decisores políticos, parceiros sociais e sociedade civil.
O líder da OIT fará ainda uma visita à Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade, onde terá um encontro com o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é a única agência tripartida das Nações Unidas, reunindo governos, empregadores e trabalhadores de 187 Estados-membros.
A sua missão é promover os direitos laborais, fomentar oportunidades de trabalho digno, reforçar a protecção social e dinamizar o diálogo social em todo o mundo.
SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar