São Filipe, 22 Mai (Inforpress) – Um incêndio que deflagrou hoje por volta das 13:45, na localidade de Cova Matinho, município de Santa Catarina, já consumiu uma vasta área e ainda não foi controlado, segundo o edil.
O presidente da Câmara de Santa Catarina do Fogo, Manuel Teixeira, que está a apoiar no combate ao incendio, contactado pela Inforpress por volta das 19:00, disse que o incendio, que inicialmente estava a lavrar na parte inferior da estrada que liga a cidade de Cova Figueira a Tineira, já galgou a área na parte superior da estrada e de difícil acesso.
O edil disse que o incendio foi provocado pela queima de materiais retirados de campo de cultivo por três agricultores que já foram identificados pela Polícia Nacional (PN).
O incêndio que ameaçou dois postes de alta tensão está a ser combatido pelos bombeiros municipais de Santa Catarina do Fogo, apoiados pelos bombeiros do município dos Mosteiros e populares, mas dada a sua dimensão, a Câmara de Santa Catarina solicitou apoio dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros de São Filipe, que se deslocaram com duas viaturas por volta das 18:30.
Segundo o edil Manuel Teixeira a situação está descontrolada e as chamas atingiram locais de difícil acesso, o que impossibilita o uso de viaturas para o seu combate.
“Estamos a combater e tentar controlar os focos de incendio que estão na parte inferior da estrada em direcção a Bombardeiro e esperamos poder controlar a parte de cima, que é mais difícil”, disse o edil, que espera que com a colaboração dos bombeiros de São Filipe a situação possa ficar resolvida.
O presidente da Câmara de Santa Catarina, que está envolvido directamente no combate ao incendio, mostrou-se preocupado com a dimensão do incêndio que já queimou uma vasta área de terreno coberto de arbustos, sisal e pastagens.
A zona de Espigão, de difícil acesso, é a única via que liga a cidade de Cova Figueira a Tinteira, extremo norte do município de Santa Catarina e também ao município dos Mosteiros.
JR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar