Cidade da Praia, 23 Abr (Inforpress) - O coordenador técnico da Puratos Portugal, Augusto Oliveira, exortou hoje, na cidade da Praia, as autoridades cabo-verdianas a investirem mais na indústria de pastelaria e panificação, visando conquistar o mercado internacional.
O apelo do responsável da equipa técnica da Puratos foi feito à margem do ‘showcooking’ que aconteceu esta tarde na Escola Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), no âmbito da jornada técnica "O segredo é aprender".
A jornada, fruto de uma parceria entre EHTCV e Puratos, tem como objectivo abordar as necessidades sentidas em Portugal e Cabo Verde no que diz respeito à produção de produtos de pastelaria e panificação bem como à carência de mão-de-obra qualificada e aos processos de fabrico e exposição dos mesmos em montra.
O objectivo prático deste workshop é demonstrar a facilidade dos processos de fabrico e a versatilidade das tarefas de produção, permitindo que um padeiro possa fazer pastelaria e vice-versa.
“Não tenho conhecimento da causa total, mas eu creio que são as mesmas preocupações, elas hoje em dia estendem-se um pouco pelo mundo inteiro, é falta de mão de obra especializada”, vincou Augusto Oliveira.
“Aqui em Cabo Verde, encontramos uma escola de padaria e panificação muito bem equipada, com excelentes formadores que estão capacitando grandes profissionais. A população é jovem e está aprendendo as novas técnicas, tornando-se cada vez mais qualificada para atender às demandas do mercado de trabalho. No entanto, percebemos que essa formação ainda não atende completamente às necessidades dos nossos industriais”, acrescentou.
Por isso, o coordenador técnico na Puratos defendeu a necessidade de mais escolas, mais formação nesta área, porque conforme, precisou, esses profissionais estão sendo cada vez mais procurados não apenas em Cabo Verde, mas em todo o mundo.
“Cabo Verde e Portugal têm um grande potencial turístico, pois as pessoas também procuram esses destinos pela gastronomia, não apenas pelo clima fantástico. Portanto, a importância de profissionais cada vez mais qualificados é evidente”, ressaltou Augusto Oliveira.
A gastronomia é uma parte essencial do turismo em países como Cabo Verde e Portugal, daí que, sustentou, a importância de investir na formação de profissionais qualificados “é fundamental” para impulsionar este sector e garantir que ele continue a prosperar.
Por outro lado, Augusto Oliveira afiançou que o consumidor está mais consciente do que nunca sobre o que consome, e é objectivo da Puratos capacitar os fabricantes e industriais locais para atender a essas demandas.
Para além deste ‘showcooking’, a Puratos vai estar a ministrar nesta quarta-feira e quinta-feira formações direccionadas aos alunos da EHTCV.
A Puratos é representada em Cabo Verde pela Lacto Paiva, e pretende estreitar cada vez mais esta parceria com Cabo Verde, segundo o responsável da equipa técnica.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar