Tarrafal, 30 Abr (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, reafirmou hoje o compromisso do Governo com a valorização da classe docente e anunciou que a lista de transição será publicada até ao final da próxima semana.
A confirmação foi feita durante a cerimónia de entrega oficial da Escola Básica de Achada Biscainhos à comunidade educativa do Tarrafal.
Na sua intervenção, o governante destacou a importância dos professores para o sistema educativo, afirmando que “não há sistema educativo sem os professores”, ressaltando que o ministério, o Governo de Cabo Verde e todos os envolvidos devem trabalhar juntos para valorizar a carreira docente.
O ministro recordou que, desde 2016, o Governo encontrou uma situação de degradação das carreiras dos professores, com pendências acumuladas, desmotivação e falta de reconhecimento.
“Este Governo do Movimento para a Democracia (MpD) está a resolver essas questões, como a reclassificação de mais de 2.000 professores, a atribuição de subsídios por não redução da carga horária a mais de 2.500 profissionais, entrada no quadro de professores com formação do Instituto Pedagógico, promoções e reingressos”, explicou.
Amadeu Cruz destacou ainda que o Governo mobilizou mais de um milhão de contos para resolver essas pendências e que a valorização dos professores é uma prioridade.
O ministro anunciou que, em breve, será publicada a lista de transição, que reúne os requisitos necessários para a progressão na carreira docente.
“Estamos trabalhando para que essa lista seja divulgada até o final da próxima semana, com o objectivo de evitar reclamações e garantir transparência e confiança no sistema”, afiançou.
As listas estão sendo conferidas e enviadas às escolas e às delegações para validação pelos professores, e mesmo depois da publicação, o governante recordou que a classe terá um prazo de 45 dias para apresentar reclamações, caso necessário.
Por fim, o ministro garantiu que o Governo continuará dialogando com os professores para assegurar uma transição tranquila para o novo Plano de Carreiras, reforçando o compromisso do executivo em resolver as pendências acumuladas desde 2008, sempre respeitando a classe.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar