Santa Cruz: Dessalinização de água salobra abre caminho à recuperação da cultura da banana em Mangue

Inicio | Ambiente
Santa Cruz: Dessalinização de água salobra abre caminho à recuperação da cultura da banana em Mangue
17/03/26 - 03:27 pm

Pedra Badejo, 17 Mar (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, inaugurou hoje, na localidade de Mangue, um sistema de dessalinização de água salobra que permitirá recuperar a cultura da bananeira e reforçar a produção agrícola no concelho de Santa Cruz.

A infra-estrutura, segundo o ministro Gilberto Silva, representa um investimento de cerca de 27 mil contos apenas na Ribeira de Mangue e integra um programa mais amplo que ultrapassa os 100 mil contos, para apoiar, sobretudo, a produção de banana.

A iniciativa surge como resposta aos impactos das mudanças climáticas que, segundo o ministro da Agricultura e Ambiente, têm provocado uma redução significativa das chuvas e, consequentemente, menor disponibilidade de água subterrânea para a agricultura.

Nas zonas costeiras, explicou o governante, este fenómeno tem sido acompanhado pelo aumento da intrusão salina nos poços e furos, tornando a água mais salobra e menos adequada para as culturas agrícolas, situação que contribuiu para a diminuição da produção de bananeira nos últimos anos.

Com a instalação do sistema agora inaugurado, a água salobra será tratada através de dessalinização, permitindo melhorar a sua qualidade e garantir condições para retomar o cultivo da banana, uma das culturas de referência da zona.

O projecto inclui ainda um conjunto de medidas de apoio directo aos agricultores, nomeadamente, a introdução de novas plantas de bananeira com melhores características produtivas, incentivo à produção orgânica e apoio na melhoria da fertilidade dos solos.

Segundo o ministro, foram disponibilizadas quantidades significativas de adubo para ajudar os agricultores a revitalizar as plantações e recuperar a produtividade das áreas cultivadas.

Com estas medidas, o Governo pretende, não só, recuperar a produção de bananeira, mas também fortalecer a economia local, aumentar o rendimento das famílias agricultoras e contribuir para a segurança alimentar no país.

A visita do ministro prossegue, ainda hoje, no concelho de São Miguel, onde será inaugurada a nova delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, destinada a melhorar a prestação de serviços e a assistência técnica aos agricultores e criadores da região.

MC/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar