Presidente do INSP destaca importância dos líderes comunitários na identificação de situações que perigam saúde pública

Inicio | Sociedade
Presidente do INSP destaca importância dos líderes comunitários na identificação de situações que perigam saúde pública
04/02/25 - 06:21 pm

Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) - A presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), Maria da Luz Lima, afirmou hoje que é “muito importante” o trabalho dos líderes comunitários na identificação e vigilância de situações que podem comprometer a saúde pública nas comunidades.

Em declarações à imprensa, à margem da apresentação dos resultados preliminares do projecto internacional “Guardiões da Saúde” de 2024, Maria da Luz Lima afirmou que essas vigilâncias feitas nas comunidades “atempadamente” pelos líderes comunitários são “fundamentais” para um sistema de vigilância que se quer actualmente.

Segundo esta responsável, esta iniciativa visa investigar um sistema de vigilância de saúde mais viável e eficaz na detecção atempadamente de surtos de doenças infecciosas do que sistemas convencionais de vigilância sanitária, com envolvimento de lideranças comunitárias.

Visa trabalhar ainda uma abordagem complementar às outras acções de sistemas de vigilância existentes em Cabo Verde através de um aplicativo móvel designado "Guardiões da Saúde".

A ideia que se quer, conforme explicou, é alargar este projecto por mais tempo, considerando que se trata ainda de um projecto piloto que através dos resultados obtidos nesses dois anos poderá ser implementado no país.

“Estamos a monitorizar para vermos os resultados e se tivermos bons resultados vamos fazer uma proposta a nível dos serviços centrais do Ministério da Saúde para ver se há possibilidade da implementação desse projecto”, realçou.

A mesma fonte considerou que Cabo Verde como um país turístico é importante fazer um alerta precoce sobre a situação de saúde pública para que as situações sejam rapidamente resolvidas.

Esses 55 lideres comunitários que trabalham a nível de vigilância sanitária nos diferentes municípios da ilha de Santiago foram todos capacitados, segundo afirmou esta responsável.

Por sua vez, a presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campos, Sara Mendes, avançou que foram identificadas 50 situações nesses dois anos que podem comprometer a saúde pública, incluindo a saúde animal (morte de cães) e a nível ambiental destacou a epidemia da dengue e a acumulação de água.

Sara Mendes explicou que depois da identificação dessas situações, os líderes fazem um alerta ao INSP através do aplicativo que depois será averiguada no terreno a veracidade da situação e depois os passos que deverão ser implementados a nível da saúde pública.

O projecto internacional Guardiões da Saúde que envolve Cabo Verde, Brasil e Inglaterra iniciou-se em 2023 envolvendo o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP), a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi) e a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília (SDS/UnB) e a United Kingdom Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST).

A vigilância de base comunitária se configura como uma estratégia complementar à vigilância baseada em indicadores, aumentando a sensibilidade e a capacidade de resposta na identificação de eventos de saúde pública, ao mesmo tempo que fortalece o vínculo entre a comunidade e os sistemas de saúde.

O evento contou com a presença de todos os parceiros deste projecto, que aconteceu esta tarde, no auditório Henrique Lubrano de Santa Rita Vieira, na sede nacional da Ordem dos Médicos, cidade da Praia.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar