Pedra Badejo, 18 Mar (Inforpress) – A autarquia santa-cruzense tem promovido diversas actividades culturais desde o início do mês de Março, com um “balanço positivo” até agora e com destaque para a participação activa da sociedade civil e dos agentes culturais.
Em declarações à Inforpress, o director da Cultura, Galileu Tavares, ressaltou a importância do envolvimento da comunidade e dos agentes culturais para reactivar as tradições do município, mas também dar a conhecer aos mais pequenos os legados dos artistas e das figuras municipais que deixaram o seu legado para a cultura local e cabo-verdiana.
Este responsável destacou o envolvimento de todos num encontro municipal do batuco que contou com a participação de 11 grupos do município, o que, segundo o mesmo, sinalizou um renascimento do interesse por essa manifestação cultural.
Dentro do batuco, destacou que para celebrar os 9 anos do grupo Batuco Nova Chama em Matinho, que vai ser assinalado ainda este mês, a autarquia está a organizar várias actividades, que vão contar com a participação de grupos locais, mas também de outros municípios.
Neste mês dedicado à cultura, Galileu Tavares, informou ainda que vai ser realizada a semana da tabanca na localidade de Salina, um evento que além dos desfiles e dos rituais da tabanca, vai contar com workshop ministrado por Sandra Mascarenhas, mas também, exposição de fotografias, orações de ladainha, que promete atrair tanto moradores quanto visitantes.
Entretanto, o director deixou claro que o compromisso da autarquia é trabalhar activamente na promoção da cultura ao longo de todo o ano, não apenas durante o mês de Março, recorrendo assim ao projecto "Nha Arti na Nha Txon", que, segundo o mesmo, visa apoiar artistas locais na divulgação dos seus trabalhos.
Sobre o projecto, evidenciou que o pontapé inicial foi dado com o artista Ricardo Tavares, e a iniciativa prevê a inclusão de mais artesãos e artistas de outras áreas, que contam com o apoio da câmara na aquisição de matérias-primas e na organização de exposições.
Não obstante este projecto, Galileu Tavares realçou que já está a decorrer o projecto "Son y Tamboru", que leva dj de Santa Cruz a todas as comunidades, dinamizando a parte cultural e promovendo a economia local.
Galileu Tavares reforçou que o foco da programação cultural não é apenas cumprir uma agenda, mas também garantir um compromisso com os agentes culturais, permitindo que eles promovam os seus trabalhos e sejam reconhecidos em outros locais, gerando renda e fortalecendo a identidade cultural da comunidade.
Na ocasião, o director pediu à população santa-cruzense que encare a cultura não como um hobby, mas como parte essencial da identidade do povo.
“Cada artista deve fazer a sua arte com amor e paixão, lembrando que a cultura é a identidade de um povo. Um povo sem identidade é um povo sem história, e é fundamental que deixemos um legado para as futuras gerações”, concluiu Tavares.
Esta agenda para o mês de Março tem como ponto alto o festival “1 Concelho 3 Ritmos”, agendado para 28, 29 e 30 de Março, que tem como principal objectivo homenagear e valorizar os artistas e fazedores de cultura, em especial os dos géneros musicais batuco, funaná e a tabanca, em que o primeiro artista anunciado para a programação é o Mário Lúcio.
MC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar