Boa Vista: Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva contempla saúde mental pela primeira vez

Inicio | Sociedade
Boa Vista: Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva contempla saúde mental pela primeira vez
03/04/25 - 07:30 pm

Sal Rei, 03 Abr (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística, e o Ministério da Saúde e da Segurança Social apresentaram hoje, na Boa Vista, o projecto do quarto Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva que, pela primeira vez, contempla a saúde mental.

A socialização do projecto do quarto Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR IV) ao público parceiro está a acontecer por todo o país e tem como objectivo a divulgação entre as instituições governamentais e locais, assim como ONG, igrejas e todas as “forças vivas” na área, com influência comunitária, para futuro apoio à sensibilização das pessoas quanto ao inquérito.

O inquérito, que inicia em Junho e se estenderá até Agosto, abrangerá 8.940 agregados familiares em todo o país, tem como objectivo principal colectar dados actualizados sobre a situação sociodemográfica e de saúde dos cabo-verdianos, com foco especial em crianças e mulheres, e vai contemplar um modulo de saúde mental, pela primeira vez, informou a Coordenadora Nacional do projecto do Ministério da Saúde, Maria Lurdes Lopes.

“Introduzimos a parte da saúde mental porque é importante e necessário para o Ministério da Saúde ter algumas informações sobre esta problemática. O Governo decretou o ano 2024 como o ano de saúde mental, então a nível da saúde entendeu-se por bem introduzir neste inquérito, que é puramente de natureza de saúde reprodutiva, para obter algumas informações referentes à literacia em relação à saúde mental”, explicou Maria Lurdes Lopes

Além de obter informações referentes à existência, ou não, de instituições públicas ou privadas nas localidades que tratam das questões da saúde mental, analisar a problemática nas escolas, na relação familiar, o impacto do uso da tecnologia na população e o Ministério de Saúde tirar as informações necessárias para melhorias e políticas direccionadas para essa área de concreto”, acrescentou.

O inquérito também incluirá a colecta de amostras de sangue para testes de anemia em crianças, mulheres e homens, e testes HIV/SIDA em mulheres e homens, sendo que o INE e o MSSS garantem o anonimato e a confidencialidade dos dados colectados.

O inquérito é financiado por um empréstimo do Banco Mundial 71%, e pelo Governo de Cabo Verde 29%, totalizando mais de 215 mil contos.

A realização do IDSR-IV é considerada uma prioridade nacional e terá como principal objectivo fornecer dados estatísticos actualizados e de qualidade, desagregados a nível nacional e internacional, sobre a situação sociodemográfica e de saúde dos cabo-verdianos, a fim de informar sobre os progressos em relação aos compromissos nacionais e internacionais para o desenvolvimento social.

MGL/HF

Inforpress/Fim

Partilhar