Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – O Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS) promove, esta sexta-feira, 04, uma conferência na Casa da Memória, em São Filipe, Fogo, para debater as "restrições à imigração numa era de nacionalismos".
O evento, conforme a presidente da instituição, Yara Miranda, será proferido pelo professor Francisco Pereira Coutinho, especialista em Direito Internacional da Universidade Nova de Lisboa.
Miranda destacou a relevância do tema para Cabo Verde, enquanto um país com uma vasta diáspora, afirmando que o objectivo é promover um debate profundo sobre esse tema que tem preocupado toda a comunidade cabo-verdiana.
“Obviamente que essas políticas de restrição à imigração acabam por afectar não só os nossos imigrantes que estão espalhados pelo mundo, mas também as famílias que estão cá. De maneira que o Instituto, no âmbito da sua missão de promoção de conhecimento e procurando construir um diálogo entre a academia e a sociedade, decidiu promover esta conferência na ilha do Fogo", explicou.
Conforme avançou, o evento será uma oportunidade para discutir as motivações e justificativas por trás dessas políticas restritivas, com ênfase nos seus efeitos negativos, tanto para os imigrantes como para as comunidades que os acolhem, como é o caso dos cabo-verdianos.
“No fundo o que nós queremos é promover uma discussão em torno desse tema que é transversal a toda a comunidade e, obviamente, trazer contributos para eventuais políticas que o nosso Governo também queira levar a cabo, ou a sociedade civil e outros organismos também”, sublinhou.
Além de abordar os efeitos globais dessas restrições, o evento visa fortalecer os laços entre o ISCJS e a ilha do Fogo, uma localidade ”tradicionalmente conectada" ao Instituto, seja pelo acolhimento de alunos, seja pelas relações estreitas com a comunidade.
A conferência está aberta ao público, incluindo alunos, trabalhadores e profissionais de diversas áreas, e acontece às 17:00, na Casa da Memória, em São Filipe.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar