São Filipe, 26 Nov (Inforpress) – O candidato do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) a presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, anunciou uma série de propostas para resolver problemas estruturais e promover o desenvolvimento da localidade de São Jorge.
Um dos compromissos assumidos com a comunidade de São Jorge é resolver a questão da matrização das casas de Queimada Riba, que não estão inscritas na matriz.
“A ausência de matriz dificulta o acesso à ligação de água e eletricidade e o registo na Conservatória”, disse Nuías Silva, que prometeu uma deliberação camarária para legalização gratuita das casas e facilitar o acesso à ligação de água e de energia eléctrica.
Para São Jorge anunciou ainda a modernização do polivalente, construção de uma placa para basquetebol e futsal em parceria com emigrantes da localidade que já mobilizou parte dos recursos necessários.
A câmara atuará na abertura de acesso à zona de Queimada, para construção da placa, viabilizar o acesso à rede eléctrica e disponibilizar espaços para novas construções.
Nuías Silva disse que a reivindicação antiga da comunidade era a reabilitação, modernização e reabertura do cemitério de Marcela, que guarda parte importante da história familiar de São Jorge, Campanas e Outra Banda.
A requalificação, em curso, inclui parque de estacionamento, via pedonal e reposição das cruzes no cemitério.
Comprometeu-se em transformar Salinas num epicentro turístico de São Filipe através do projecto “Nova Salinas” que representa um investimento superior a 120 mil contos, sendo 50 mil contos mobilizados no âmbito do Plano do Ordenamento do Turismo (POT) e parte restante através de alavancagem financeira junto à banca.
O projecto criará “centenas de empregos” para sector da pesca e turismo e prevê a construção de novas infraestruturas como casas de pescadores, posto de combustível rural, parque infantil, lojas e esplanadas, restauração da zona de praia com areia nova.
Nuías Silva anunciou ainda melhoria dos caminhos vicinais que ligam São Jorge a Monte Preto e a Campanas de Cima, para impulsionar o turismo rural e apoio ao sector das pescas, habitação social e outros.
Em São Filipe, concorrem ao cargo de presidente Nuías Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar