Audição: Governo garante estabilização dos transportes e do aumento do impacto do turismo

Inicio | Política
Audição: Governo garante estabilização dos transportes e do aumento do impacto do turismo
11/11/24 - 02:40 pm

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes garantiu hoje em audição parlamentar que o país está num “caminho de estabilização” dos transportes e com isso aumentar o impacto do turismo nas ilhas.

Carlos Santos, em audição parlamentar com a terceira Comissão Especializada de Economia, Ambiente e Ordenamento do Território, disse que o Orçamento do Estado para 2025 prevê a diversificação dos sectores, com foco num crescimento sustentável.

“Nós vamos conseguir, neste 2025, estabilizar os transportes para o bem da economia e para o bem do turismo”, disse o governante.

Com isso, elencou que há investimentos em vários projectos, designadamente o das aldeias turísticas, que, segundo o ministro, está orçado em 900 mil contos, que se traduz na estruturação de 18 aldeias turísticas em Cabo Verde.

“Temos o projeto de requalificação urbana, com o financiamento do Fundo de Turismo, e também temos outros projectos designadamente da erradicação das barracas do sal, que já vai num bom passo, e da Boa Vista, onde já acabamos por concluir”, elencou o ministro do Turismo e Transportes.

Quanto aos transportes, Carlos Santos disse que vai ser implementado o mecanismo de obrigação de serviço público, que recomenda “um conjunto de requisitos e obrigações” para o operador de transporte aéreo, e “alguma indemnização compensatória”.

Segundo a mesma fonte, isso inclui o número de aeronaves e o número de rotas, ou seja, um conjunto de requisitos que o operador terá que cumprir.

Assegurou também uma baixa de preço das tarifas para as ilhas de São Nicolau, Maio e Brava, a volta de 40 por cento (%) por forma a “estimular a conectividade”.

“Portanto, são três ilhas consideradas de mercado diminuto, que nós pretendemos trazer para o mercado turístico, mas também levar com que a mobilidade seja, de facto, esse direito constitucional que se assiste a todos nós e que temos que garantir”, finalizou.

A audição ao ministro Carlos Santos realizou-se no âmbito da apresentação na especialidade da proposta do Orçamento do Estado para o ano económico de 2025, já aprovada na generalidade. 

Para hoje a tarde estão previstas audições dos ministros do Mar, Jorge Santos, das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, e da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, por seu lado, será ouvido, no mesmo âmbito, na terça-feira, 12. 

OS/AA

Inforpress/ Fim

 

Partilhar