Autárquicas 2024/Sal: Candidato da UCID diz que impacto do turismo na ilha tem pendido “claramente” para o lado dos problemas

Inicio | Autárquicas
Autárquicas 2024/Sal: Candidato da UCID diz que impacto do turismo na ilha tem pendido “claramente” para o lado dos problemas
26/11/24 - 12:39 pm

Espargos, 26 Nov (Inforpress) – O candidato da UCID às autárquicas de 01 de Dezembro na ilha do Sal sublinhou hoje que a balança do impacto do turismo tem pendido “claramente” para o lado dos problemas, já que não se tem precavido ao aprovar os investimentos.

Aldirley Gomes, que abordava a temática do turismo na ilha do Sal e os seus impactos para a ilha e sua população, destacou que esse impacto tem pendido mais pelo lado dos problemas, exemplificando a produção do lixo, que como apontou, mais de 60 por cento (%) vem dos hotéis.

O candidato elencou, ainda, outros problemas que se tem notado com o crescimento do turismo na ilha.

“Temos aqui ainda outros problemas sociais, nomeadamente a prostituição, as crianças têm estado na rua em Santa Maria e temos que falar claramente dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, principalmente nas unidades que praticam o all inclusive”, afirmou.

Outro impacto para a ilha tem a ver com o consumo de energia, continuou o candidato da UCID, denunciando que na ilha tem “um único resort que consome exactamente a mesma quantidade de energia que toda a cidade dos Espargos consome".

Neste sentido, defendeu Aldirley Gomes, é preciso “precaver” ao trazer estes investimentos, para que alguma parte dessa energia seja renovável e seja da responsabilidade também do investidor.

“Nós ainda temos o impacto de quando há apertos que têm existido muito frequentemente nos últimos tempos, fazem-se cortes estratégicos e periódicos para fazer a poupança do combustível dos geradores e quem sofre são os cidadãos do Sal”, lamentou.

Aldirley Gomes entende que a Câmara Municipal “deve ter um papel maior neste processo”, destacando ainda que os impostos que têm entrado na ilha, pela via da indústria turística, “também não estão a ser investido na mitigação desses problemas”.

“Nós entendemos que a Câmara Municipal deve ter um papel fundamental porque é o território do município do Sal e quem administra o território é a Câmara Municipal (...). Temos que repetir aqui o artigo 26 do Estatuto dos Municípios, que diz que é competência, atribuição do município (2:59) tudo aquilo que disser respeito aos seus munícipes e ao seu território”, concluiu.

Na ilha do Sal, concorrem ao cargo de presidente da Câmara Municipal , Aldirley Gomes (UCID), Júlio Lopes (MpD) e José Paixão (PAICV).

Nas eleições de 2020, o MpD conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o PAICV dominou em oito.

NA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar