São Filipe, 19 Nov (Inforpress) – O candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal de São Filipe, António Cardoso, prometeu aos sanfilipenses resgatar a festa da bandeira e devolver-lhe o seu carácter popular.
Um dos eixos da sua proposta para a área da cultura, António Cardoso destacou a “necessidade urgente” de devolver à festa da bandeira de São Filipe o seu carácter original e acessível a todos e criticou a actual gestão do evento, que, segundo ele, perdeu seu espírito tradicional e transformou-se em uma "galinha de ovos de ouro para empresários camaradas".
"Hoje, a festa de São Filipe deixou de ser do povo e se tornou elitizada, com bilhetes a preços exorbitantes. A partir do próximo ano, com a nossa vitória, vamos recuperar a essência popular desta celebração, garantindo que todos possam participar e a um custo acessível", afirmou António Cardoso que reforçou o compromisso de revitalizar essa importante manifestação cultural.
O candidato ressaltou a singularidade da cultura foguense no contexto cabo-verdiano e propôs um plano abrangente para aumentar a visibilidade da ilha, atraindo mais turistas.
"Temos de começar a criar uma narrativa que promova e divulgue essa singularidade. Queremos associar as festividades tradicionais, como a Banderona, a projectos turísticos existentes, como a valorização das aldeias rurais de Campanas de Cima e ampliá-las para incluir Campanas de Baixo e São Jorge, promovendo hospedagem solidária”, defendeu.
O candidato do MpD destacou ainda que a festa de São Filipe inclui várias actividades associadas e que resgatar as suas raízes populares é fundamental.
"Há partes da festa que já perderam a sua essência, tornando-se um evento elitista e empresarial, com interesses financeiros sem prestação de contas. Isso tem trazido problemas e é nosso objectivo devolver à festa o seu caráter original e autêntico, como uma genuína manifestação da cultura foguense", finalizou.
A sua proposta visa garantir que a festa volte a ser um evento do povo, com a promessa de maior transparência e respeito pelas tradições culturais locais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da ilha.
Na corrida à presidência da Câmara Municipal de São Filipe concorrem Nuias Silva (PAICV), António Cardoso (MpD) e Egídio de Pina (UCID).
Nas eleições de 2020, o Movimento para a Democracia (MpD) conquistou 14 câmaras municipais, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) dominou em oito.
JR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar