Embaixadora de Angola destaca excelente nível de cooperação com Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Embaixadora de Angola destaca excelente nível de cooperação com Cabo Verde
08/11/24 - 12:37 pm

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – A embaixadora da República de Angola em Cabo Verde destacou hoje o excelente nível de cooperação com Cabo Verde e mostrou-se convicta de que esta relação poderá ser fortalecida e elevada a um outro patamar.

"As relações são excelentes e temos condições para, efectivamente, fazer mais, sobretudo no pilar económico, ou seja, no fortalecimento das relações económicas e empresariais entre os dois países”, afirmou Júlia Machado que falava à Inforpress no âmbito das celebrações do 49º aniversário da independência de Angola, assinado a 11 de Novembro.

Segundo a diplomata, neste momento existem alguns investimentos angolanos aqui em Cabo Verde no domínio da banca, da construção e do turismo, mas a ideia é alargar esses investimentos para outros sectores como o das comunicações.

Tendo em conta o potencial que Angola tem actualmente, disse esperar que os empresários cabo-verdianos possam ter um olhar mais atento para as oportunidades de negócio sendo que estão criadas todas as condições para os investidores cabo-verdianos e não só.

Para a embaixadora, as relações entre Angola e Cabo Verde são relações seculares, muito antigas, e de irmandade, neste sentido está-se a trabalhar para fortalecer estas mesmas relações quer no domínio da concertação político-diplomática, quer nos domínios dos transportes, do turismo, da agricultura, da economia azul e digital.

Lembrou que no âmbito da 8ª Comissão Mista entre Cabo Verde e Angola realizada em Março de 2022 foram assinados alguns instrumentos jurídicos da qual destaca o acordo sobre a promoção e protecção recíproca dos investimentos, que no seu entender, é “muito importante”, uma vez que vai permitir que os investidores cabo-verdianos e angolanos possam investir com segurança jurídica.

Em relação ao acordo assinado entre a Transportadora Aérea Angolana (TAAG) e a Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) que visa a retoma dos voos entre os dois países, a diplomata não quis adiantar nenhuma data concreta, mas assegurou que estão a trabalhar para que a retoma seja breve.

Júlia Machado aproveitou também a ocasião para deixar uma palavra de reconhecimento a Amílcar Cabral, que no seu entender, é um “líder histórico”, uma figura do nacionalismo de Cabo Verde e que foi companheiro de Agostinho Neto. 

“Uma mensagem de solidariedade ao povo cabo-verdiano, porque neste ano em que estamos a iniciar as celebrações dos 50 anos da independência de Angola, por coincidência, celebra-se também o centenário do nascimento de Amílcar Cabral”, referiu. 

Destacou também o simpósio internacional sobre a vida e obra de Amílcar Cabral, realizado em Março deste ano em Luanda com o alto-patrocínio do Presidente angolano, João Lourenço e a celebração dos 50 anos da libertação dos presos políticos do Tarrafal.

Garantiu que Angola vai juntar-se a Cabo Verde na apresentação da candidatura do campo de concentração do Tarrafal a Património Mundial da Humanidade.

“É um facto importante, porque traduz exactamente o percurso histórico comum entre os dois países, Angola foi o país que mais presos políticos teve no campo do Tarrafal, com 106 presos políticos”, acrescentou.

No seu entender, trata-se de um passado histórico comum e que deve ser bem aproveitado para que as relações entre Angola e Cabo Verde possam ser cada vez mais profícuas e sejam lançadas para um patamar cada vez mais elevado. 

Angola celebra na próxima segunda-feira, 11 de Novembro, 49 anos de independência proclamada em 1975, após uma longa guerra contra o colonialismo português.

AV/HF

Inforpress/Fim

Partilhar