Cidade da Praia, 24 Mar (Inforpress) - Cabo Verde vai estar representado na 51ª Feira do Livro do Funchal, na Madeira, Portugal, que este ano decorrerá de 28 de Março a 06 de Abril, com a participação de editoras nacionais e da Biblioteca Nacional.
A participação do país está a ser coordenada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, que está a ultimar os preparativos para garantir uma presença “robusta”.
O anúncio foi feito hoje em conferência de imprensa pela presidente da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (BNCV), Matilde Santos, que ressaltou ser uma oportunidade única para divulgar o livro e promover a produção literária cabo-verdiana junto de um público internacional.
Cabo Verde terá um stand próprio, onde estarão representadas a Biblioteca Nacional, editoras, livreiros e instituições especializadas.
Matilde Santos sublinhou a importância desta participação para o sector livreiro cabo-verdiano, referindo que se enquadra também nas comemorações dos 50 anos da independência do país.
"Este evento permite não só a promoção dos nossos autores, mas também o fortalecimento das nossas instituições culturais no cenário internacional", destacou.
Para facilitar a adesão dos diversos agentes do sector, foram apresentadas duas modalidades de participação: uma presencial, com representantes de cada entidade, e outra através da Biblioteca Nacional, por meio do modelo de venda à consignação.
A maioria das editoras e livreiros optou por esta última modalidade, assegurando a sua presença na feira com o apoio da Biblioteca Nacional.
O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas assumirá as despesas de transporte dos livros de todos os participantes, independentemente do formato de representação escolhido. Além disso, garantirá a identificação de todos os participantes cabo-verdianos na feira.
A programação do stand de Cabo Verde inclui o lançamento do livro “Infortúnios de um Governador nos Trópicos”, de Germano Almeida, no dia 29 de Março, às 18:00, seguido de uma sessão de autógrafos.
Entre os participantes desta edição estão a Livraria Pedro Cardoso, Ilhéu Editora, Imprensa Nacional de Cabo Verde, Instituto Pedro Pires para a Liderança, Fundação Amílcar Cabral, Universidade de Santiago, Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design de Cabo Verde, Instituto do Património Cultural, Rosa de Porcelana, Spleen Edições e Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde.
TC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar