Cirurgião maxilo-facial alerta para importância da saúde oral na prevenção de doenças

Inicio | Sociedade
Cirurgião maxilo-facial alerta para importância da saúde oral na prevenção de doenças
19/03/25 - 09:11 am

Cidade da Praia, 19 Mar (Inforpress) - O cirurgião maxilo-facial Jorge Carvalho alertou hoje para a importância da saúde oral na prevenção de doenças, uma vez que desempenha um papel fundamental na saúde geral do corpo, defendendo difusão de informação através de programas radiofónicos e televisivos.

O médico cirurgião maxilo-facial fez esta advertência em entrevista à Inforpress a propósito do Dia Mundial da Saúde Oral que se assinala a 20 de Março, reiterando que manter uma boa saúde oral pode prevenir várias doenças e melhorar a qualidade de vida.

Segundo a mesma fonte, para quem cuidar da saúde da boca é tão importante quanto cuidar da saúde das outras partes do corpo, constituindo uma “componente essencial” do bem-estar geral, mas muito descuidada, as doenças bucais mais prevalecentes em Cabo Verde são a cárie e doenças gengivais.

Nesta base, recomendando visitas regulares ao dentista, de seis em seis meses, já que ajudam na prevenção de doenças, o médico cirurgião insiste que uma boa higiene oral, alimentação saudável, evitar coisas doces, consumo excessivo do álcool, entre outros hábitos sadios, contribuem para dentes fortes e saudáveis, essencial para evitar problemas dentários.

“A nossa boca é o nosso cartão de visita. Cuidar da saúde bucal aumenta também a autoestima, faz toda a diferença. As pessoas sentem-se felizes tendo uma boa saúde bucal. Saúde oral não é só cuidar dos dentes, é ter também conhecimentos, informar a população sobre a importância da saúde oral na prevenção de doenças”, sublinhou o cirurgião maxilo-facial.

Neste particular, o doutor Jorge Carvalho defendeu a necessidade de se chegar mais perto das comunidades, da população, através da rádio ou televisão como instrumentos para a realização de programas educativos em saúde bucal, uma maior atenção do Governo a nível da odontologia, área da saúde que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e condições relacionadas à saúde bucal.

“É preciso informar, orientar e esclarecer mais sobre a saúde bucal, com sensibilização, palestras, programas educativos através da rádio e televisão… chegar à população mais desfavorecida, com menos possibilidade. Antes eu fazia isso, deslocava-me a várias localidades, conversava com as pessoas sobre a importância de uma boa saúde bucal, distribuía fluor…tentei ajudar, mas não tive apoio…”, lamentou.  

O objectivo do Dia Mundial da Saúde Oral é alertar a população sobre a importância de ter uma boa higiene bucal e de visitar o dentista regularmente, pelo que, segundo o especialista é “muito importante” aprender a prevenir os problemas relacionados aos dentes, língua e gengiva para ter uma vida saudável, o que também impacta directamente na vida social e profissional das pessoas.

“Muitas pessoas têm medo de ir ao dentista. É natural, mas é preciso fazer visitas periódicas ao dentista, adoptar bons hábitos para promover uma boca saudável nas diversas fases do ciclo da vida e prevenir várias doenças que podem estar relacionadas”, aconselha o cirurgião maxilo-facial.

O Plano Estratégico Nacional da Saúde Oral até 2026 prevê reduzir o índice da perda dentária nos adultos, reduzir as cáries dentárias nas crianças e melhorar as estruturas de saúde para reforçar os cuidados da saúde.

O cirurgião maxilo-facial conclui, lançando um apelo às autoridades competentes no sentido de se levar a cabo acções de sensibilização e dar prioridade à saúde oral em Cabo Verde.

SC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar