Ribeira Grande, 04 Nov (Inforpress) – Moradores de Descanso, Figueiral, em Santo Antão, manifestaram hoje a sua insatisfação pela “falta de iluminação pública” e “condições precárias” dos caminhos vicinais, e solicitam "acções urgentes" das autoridades para garantir maior segurança e mobilidade na comunidade.
Em declarações à Inforpress, Daniel Gomes, um dos residentes, afirmou que a “escuridão é uma constante” em Descanso, no município da Ribeira Grande, com as lâmpadas frequentemente avariadas ou a apresentarem problemas, como o efeito de "pisca-pisca".
Lembrou que, ano após ano, diversos moradores têm reportado esta situação à Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC S.A.), tanto por meio de cartas como pessoalmente.
Contudo, segundo Daniel Gomes, até agora não foram implementadas melhorias.
“A situação é insustentável. A falta de resposta e de acções concretas tem gerado frustração e insegurança na nossa comunidade, que clama por soluções rápidas e eficazes”, alertou.
Manuel Martins, outro residente de Descanso, manifestou o seu desagrado em relação à iluminação pública e às condições dos caminhos vicinais, que se tornaram perigosos após as chuvas, devido à proliferação de ervas invasoras e queda de pedras.
“Enfrentamos dificuldades, muitas vezes, no transporte de doentes durante a noite. Recentemente, uma senhora idosa sentiu-se mal e tivemos grandes dificuldades em levá-la até à estrada principal, pois, além da escuridão, o caminho vicinal está perigoso devido às pedras que caíram e às ervas daninhas", lamentou.
Os moradores apelaram às autoridades para que avaliem a situação dos caminhos vicinais e a falta de iluminação pública na localidade, afirmando que ambas as questões são essenciais para a segurança e o bem-estar da comunidade.
Nos últimos tempos, Santo Antão tem registado reclamações por parte dos moradores de várias localidades acerca da falta ou da deficiente iluminação pública.
Essa preocupação foi levada à administração da EDEC pelos presidentes das três câmaras municipais da ilha.
Há oito meses, durante uma visita a Santo Antão, o administrador executivo da EDEC, Osvaldino Lopes, anunciou que a ilha receberia “de imediato” um investimento de 115 mil contos no setor de energia elétrica nos três municípios.
Em relação aos caminhos vicinais, em Março deste ano, a Unidade de Gestão de Projectos Especiais (UGPE) informou, através da sua página oficial em uma rede social, que as obras de reabilitação estavam em andamento nos três concelhos de Santo Antão.
Segundo a UGPE, as intervenções de melhoria em Ribeira Grande estavam concentradas em duas trilhas principais: a de Boca Ambas Ribeiras – Celada de Mocho – Chã de Igreja e a de Corda – Estravessas – Figueiral – Coculi.
LFS/CP
Inforpress/Fim
Partilhar