Acesso ao financiamento é um dos principais desafios enfrentados pelos jovens empreendedores - PCD da Pró Empresa (c/áudio)

Inicio | Economia
Acesso ao financiamento é um dos principais desafios enfrentados pelos jovens empreendedores - PCD da Pró Empresa (c/áudio)
17/09/24 - 03:52 pm

Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – O presidente do Conselho Directivo da Pro-empresa disse hoje que o acesso ao financiamento constitui ainda um dos principais desafios enfrentados pelos jovens empreendedores devido a garantias, apesar de vários ganhos neste sector, ao longo dos anos.

Edney Cabral fez estas considerações, em declarações à Inforpress, no âmbito da Conferência “Caminhos para o Sucesso: Formação Profissional, Qualificação e Empreendedorismo”, que acontece no final desta tarde, nas instalações da escola secundária do Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago.

“Não houve tantos desafios como temos tido nos últimos tempos, hoje temos milhares de jovens no emprego activo e também outros que beneficiaram do financiamento e de formação. Mas apesar desses ganhos, o acesso ao financiamento tem tido alguns constrangimentos devido à questão de garantias”, afirmou.

Para mitigar estes constrangimentos disse que o Governo criou o Banco Jovem Mulher (BJM) que é um programa que visa estimular a criação, expansão ou recuperação de micro e pequenas empresas com potencial de sucesso, promovidas ou detidas por jovens e mulheres e que o mesmo facilita um pouco perante as burocracias que existem.

“O BJM facilita o acesso a garantias aos bancos em que possam receber fundos aos jovens empreendedores e contribui para derrubar algumas burocracias existentes no acesso ao financiamento”, explicou Edney Cabral, ressaltando que esta plataforma acaba por concentrar toda a informação a nível do atendimento, realização, formação e encaminhamento ao financiamento.

Apesar desses desafios a vencer, afirmou que é preciso criar soluções inovadoras para superá-los.

Com isso, sustentou que é neste contexto, que o Governo está a fazer estes ciclos de conferências em vários municípios para sensibilizar os jovens sobre as opções de desenvolvimento de competências pela via de formação profissional, apresentar oportunidades de formação profissional relevantes para o mercado de trabalho, bem como os incentivos e as facilidades de promoção empresarial disponíveis para os mesmos.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, durante esses ciclos de conferências que tem presidido em vários municípios da ilha de Santiago, por esses dias, sublinhou que uma nação só avança se for uma nação de empreendedores nas diferentes áreas.

O governante salientou ainda a importância da ambição e da determinação para traçar novos caminhos, reforçando que a mudança de vida é uma responsabilidade individual, ou seja, que “nenhuma instituição ou entidade é responsável por essa mudança, mas sim cada um de nós”.

Desafiou igualmente os jovens a aproveitarem as oportunidades de formação disponíveis para se capacitarem e transformarem as suas vidas.

A conferência, que visa sensibilizar os jovens para as oportunidades de formação e promoção empresarial, já foi realizada, em Santa Catarina de Santiago, Tarrafal e em Santa Cruz, foi organizada pelo Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, através da Pró Empresa, do IEFP e da Direcção-Geral do Emprego.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar