
Cidade do Tarrafal, 05 Fev (Inforpress) – A presidente da Associação de Pescadores do Tarrafal de São Nicolau, Marineida da Graça, realçou hoje a necessidade de dar mais atenção e apoio aos pescadores, sendo a pesca uma das principais actividades do município.
Em declarações à Inforpress, no âmbito das celebrações do Dia Nacional do Pescador, Marineida da Graça falou das dificuldades enfrentadas pela classe, bem como de intervenções necessárias para desenvolver o sector das pescas.
“Apesar das tentativas de apoiar os pescadores, o Governo deve dar mais atenção aos pescadores da ilha, sendo que há muitas coisas que devem ser levadas em conta, como o melhoramento do porto, mercado municipal e outros aspectos importantes para a classe”, afirmou.
A mesma disse que a Associação tem ouvido diversas reclamações dos pescadores, que consideram estar “abandonados” por parte das autoridades competentes.
Conforme avançou, a Associação está numa fase de organização tanto dos membros como do espaço físico para, posteriormente, procurar algum financiamento para projectos e formações, destacando ainda o apoio monetário recebido da autarquia, no âmbito das celebrações do Dia Nacional do Pescador.
Também em entrevista à Inforpress, o presidente da câmara municipal, Neivo Araújo, destacou a importância de apoiar o sector da pesca, tendo em conta o seu impacto para o desenvolvimento do município.
“A pesca é a principal actividade do nosso município e, consequentemente, a fonte de rendimento da maior parte das famílias e, nesse contexto, a autarquia tem procurado atribuir em parceria com o Governo os apoios necessários a este sector”, realçou.
O autarca avançou que atribuíram hoje o valor de 50 mil escudos à Associação e que, mensalmente, será disponibilizada uma quantia de 10 mil escudos para apoiar no seu funcionamento.
No âmbito das celebrações do Dia Nacional do Pescador, a Câmara Municipal do Tarrafal realizou diferentes actividades, como missa aos pescadores, provas de natação, jogos de mesa, actividades culturais e uma conversa aberta com inspectores de pesca e instituições de crédito.
LS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar