Psicóloga alerta para a importância de se promover campanhas de saúde sexual dos homens

Inicio | Sociedade
Psicóloga alerta para a importância de se promover campanhas de saúde sexual dos homens
01/04/25 - 02:47 pm

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – A psicóloga Sandra Perez enalteceu hoje a importância de se promover campanhas sobre saúde sexual dos homens no país para que fiquem mais informados e cientes da sua saúde sexual e de determinadas crenças e comportamentos preconceituosos.

Em entrevista à Inforpress, a especialista destacou que os homens precisam de mais informações sobre a sexualidade masculina para que possam cultivar hábitos saudáveis, bem como, os cuidados da sua saúde sexual.

“Sinto que há pouca educação e informação na sociedade sobre este tema, entre as quais, a disfunção eréctil, ejaculação precoce e perda ou falta de líbido, entre outras condições, que continua a ser um tabu”, declarou.

A mesma fonte considerou que os homens precisam também ter acesso a informações certas que lhes ajude a desenvolver uma saúde sexual mais saudável e, sobretudo, responsável.

Ao promover a saúde sexual dos homens, sublinhou, os mesmos passam a ficar mais informados sobre onde procurar quando têm algum problema a nível sexual. 

E que, continuou, há sítios “certos e seguros” em que podem procurar informações com confiança, caso se sintam desconfortáveis.

A saúde sexual masculina tem relação directa com sua saúde geral e qualidade de vida, e a disfunção sexual masculina “mexe muito” com a autoestima, autoconfiança e a segurança dos homens.

Por ser um tabu, assegurou, a maioria dos homens não desabafa com as pessoas sobre este assunto e recorrem a meios não saudáveis para tratar qualquer problema a nível sexual.

A especialista deixa o alerta de que a perceção que se tem é que se faz "muita campanha" de saúde sexual reprodutiva das mulheres, bem como da saúde mental, e que os homens são “deixados para trás”, neste aspecto.

Reconheceu que é “importante” trabalhar a saúde reprodutiva das mulheres, mas que é preciso também falar sobre a saúde sexual masculina para que os dois caminhem juntos, numa jornada de saúde e bem-estar. 

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é um conceito que vai muito além da ausência de doenças, e diz respeito a um estado de completo bem-estar físico, mental e social. 

Isto significa que a saúde sexual masculina não deve ser vista apenas como estar livre de doenças e infecções sexualmente transmissíveis, mas ter relações sexuais satisfatórias e de qualidade.

DG/AA

Inforpress/Fim

Partilhar