Cidade da Praia, 02 Abr (Inforpress) – O agrupamento de escolas de Ponte de Sor, Portugal entregou hoje uma biblioteca apetrechada à Escola Capelinha de Terra Branca e materiais escolares a 100 alunos, no âmbito do “Projecto Escola: Uma Janela Solidária”.
A iniciativa resulta de uma parceria com a Escola Portuguesa em Cabo Verde e a Fundação Donana e visa, segundo a professora e coordenadora do projecto, Adelina Andrade, proporcionar melhores condições de aprendizagem aos alunos.
“O ano passado foi em São Tomé, este ano é em Cabo Verde e tem uma outra vertente que é a da solidariedade, dos valores da ajuda ao outro e, portanto, querer fazer alguma coisa para melhorar a qualidade de vida daqueles que têm menos possibilidades”, sublinhou destacando apoios de empresários portugueses na concretização desta acção.
“Portanto, a escola portuguesa foi a escola que nos apoiou e realmente fez com que fosse concretizável aquilo que estamos a ver aqui. Pedimos para nos dar uma referência de uma escola que realmente precisasse de alguma intervenção, do pouco que nós conseguimos fazer, mas acreditamos que seja alguma coisa”, acrescentou.
Segundo Adelina Andrade, a intenção é dar continuidade a este projecto em Cabo Verde, apesar de apontar grandes barreiras, sobretudo relacionadas com o custo.
Por seu lado a Fundação Donana, enquanto parceira da Escola Portuguesa neste projecto e responsável pela escolha desta escola, realçou, através da sua presidente, Ana Hopffer Almada, a vertente cidadania com que trabalham.
“Temos uma rede de escolas parceiras para a formação e educação para a cidadania e beneficiar a nossa escola com este projecto, através da Fundação Donana, automaticamente fica a fazer parte da rede e vai beneficiar de outros projectos”, disse.
Ao testemunhar o acto, a delegada do Ministério da Educação da Praia, Constantina Afonso, agradeceu aos parceiros desta iniciativa que considera extremamente importante.
“Esta escola tinha uma biblioteca, mas precisava de uma reparação, de melhores livros, mobiliários. Conseguiu com esta participação do agrupamento de escolas de Ponte de Sor e ficou mais agradável, com melhores condições, o que proporciona muito mais proveito aos alunos", ressaltou.
Por isso aproveitou para agradecer o apoio dado, afirmando que todas as escolas precisam ter um espaço de incentivo à prática da leitura, que ajude no processo ensino aprendizagem e avaliação dos alunos.
O acto contou ainda com um intercâmbio cultural entre professores e estudantes da Escola Portuguesa em Cabo Verde, do Agrupamento Escolar de Ponte de Sor e da Escola Capelinha.
ET/HF
Inforpress/Fim
Partilhar