Projecto de Aeroponia no sistema prisional supera expectativas e promove empregabilidade dos reclusos

Inicio | Sociedade
Projecto de Aeroponia no sistema prisional supera expectativas e promove empregabilidade dos reclusos
22/10/25 - 07:15 pm

Cidade da Praia, 22 Out (Inforpress) – O representante do projecto de aeroponia no sistema prisional disse hoje que a iniciativa, implementada em Julho deste ano, já superou as expectativas e destacou os ganhos na optimização do espaço, empregabilidade e aumento da produtividade.

Segundo explicou, o sistema de produção, financiado pelo Ministério da Justiça, permite uma gestão mais eficiente dos recursos e uma redução de até 90% do consumo de água, ao mesmo tempo que possibilita colheitas em menos tempo.

“O projecto, durante a sua implementação, teve em torno de 20 formatos e neste momento estão a trabalhar directamente oito reclusos no projecto, mas também trabalham em outras áreas da agricultura, temos hidroponia e cultura convencional”, acrescentou.

Contudo, o responsável salientou que outros reclusos também participam em diferentes áreas produtivas, como o sistema de rega gota-a-gota e carpintaria.

Júnior de Pina salientou ainda que o projecto de empregabilidade, associado à iniciativa de aeroponia, inclui outros componentes produtivos, como a mecânica, bate-chapa, serralharia e pecuária, que já estão em prática e que têm contribuído para gerar rendimento interno e capacitar os beneficiários.

“O projecto de empregabilidade é um projecto que está em curso, as obras já estão concluídas, estamos no processo de apetrechamento do edifício em si, onde vão ser implementadas a panificação, pastelaria e, também, a arte em cabidade”, adiantou, garantindo que o projecto vai ajudar na reintegração desses reclusos.

O projecto, desenvolvido em parceria com o empresário Hélder Gonçalves, tem capacidade para 3.600 plantas e envolvimento directo de 20 reclusos em formação técnica.

Prevê colheitas de produtos como alface, cebola, beterraba, abobrinha e outros, num ciclo de até quatro semanas, sendo que parte da produção será vendida no mercado externo, como hotéis e mercados locais.

A Cadeia Central da Praia tornou-se a primeira cadeia, em África, a adoptar tecnologia de aeroponia avançada, que utiliza 80% menos espaço e é totalmente automatizada.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar