Princezito actua no concerto B. Leza com repertório variado em homenagem à cultura cabo-verdiana

Inicio | Cultura
Princezito actua no concerto B. Leza com repertório variado em homenagem à cultura cabo-verdiana
21/05/25 - 04:21 pm

Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) - O músico cabo-verdiano Princezito actua no sábado, 24, no espaço B. Leza, em Lisboa, Portugal, num concerto que incluirá duetos, misturas de estilos tradicionais e contemporâneos, com a participação de Ana Mileida Ana Cristina Clara e Scúru Fitchádu.

Em entrevista à Inforpress, Princezito revelou que o espectáculo faz parte da sua digressão pela Europa e assinala que se trata de mais uma actuação numa casa de referência para si.

O compositor e intérprete fez estas considerações em declaração à Inforpress, via telefone, a partir de Portugal.

“Há 20 anos que, praticamente todas as vezes que venho à Europa, a Lisboa, faço um concerto no ‘B.  Leza’”, afirmou.

O concerto contará com um repertório que combina clássicos, como Lua, Pilonkan, Tan kalakatan e Tarrafal na biku, entre outros.

O espetáculo terá uma dinâmica própria, com momentos de interacção com o público no palco.

“Durante a noite, vamos ter dinâmicas no palco como duetos, e, no fim, estaremos todos juntos para fazermos um grande fecho”, disse o artista, complementando que haverá um pouco de afrojazz e outros ritmos mais tradicionais,  nomeadamente o batuco, tabanca e funaná.

Sobre os duetos previstos, destacou que terá um com a portuguesa Ana Cristina Clara, Scúru Fitchádu, que apresentará uma versão rock do tema Kabu berdianu Barela e Ana Mileida, que será base de batuco, finason e improviso.

“O grupo de batuco Freirianas estará presente, vamos ter uma banda composta por quatro músicos, de nacionalidade cabo-verdiana, guineense, angolana e congolesa”, explicou.

A diversidade do público é outro dos pontos fortes do concerto.

“É um público diversificado, mas também a nova geração tem-se interessado por música cabo-verdiana, o que é surpreendente”, observou.

O espetáculo terminará com um momento simbólico em que os artistas presentes dedicarão um minuto ao “grandíssimo e amável continente, que é a África”, conclui.

As portas abrem às 22:00 e o concerto começa às 23:00 até à meia noite, com a actuação final de um DJ.

KF/LC//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar