São Filipe: Ano lectivo 2025/2026 arranca com cerca de cinco mil alunos e perto de 300 professores

Inicio | Sociedade
São Filipe: Ano lectivo 2025/2026 arranca com cerca de cinco mil alunos e perto de 300 professores
08/09/25 - 12:00 pm

São Filipe, 08 Set (Inforpress) – O aluno lectivo 2025/2026 no município de São Filipe contará com total de 4.920 alunos nos diferentes níveis de ensino, sob a orientação de 283 professores, anunciou hoje o delegado do Ministério da Educação (ME), Emanuel Barbosa.

Em conferência de imprensa, Emanuel Barbosa referiu que as actividades preparatórias decorrem “dentro da normalidade”, para o arranque das aulas a 15 de Setembro, sob o lema “resiliência e confiança para uma educação de qualidade”.

“Este ano, o sistema educativo contará com um total de 4.920 alunos, distribuídos entre os diferentes níveis de ensino: 700 crianças no pré-escolar, 3.608 no Ensino Básico Obrigatório (EBO) e 1.312 no Ensino Secundário (ES)”, detalhou o delegado.

Foram constituídas 218 turmas, divididas por quatro agrupamentos escolares, e todos os 26 estabelecimentos de ensino já têm os seus docentes alocados, incluindo a reposição de 10 vagas decorrentes de transferências e licenças sem vencimento.

A distribuição dos docentes, a criação das turmas e a elaboração dos horários já se encontram concluídas em todos os agrupamentos e escolas e o foco, segundo Emanuel Barbosa, está na garantia de um ambiente escolar propício à aprendizagem, com uma abordagem pedagógica baseada em metodologias activas, ensino colaborativo e híbrido, e na consolidação das aprendizagens.

Entre as prioridades para o novo ano lectivo, Emanuel Barbosa destacou a promoção de um ambiente escolar sereno, a redução das lacunas de aprendizagem, a implementação do Plano Nacional de Formação de Professores (PNFP), a promoção da taxa de aprovação e o combate ao abandono escolar.

A delegação do ME irá também assegurar a proibição do uso de telemóveis para os alunos do 1.º ao 8.º anos, conforme as orientações oficiais, para melhorar o foco e a disciplina em sala de aula.

Relativamente aos manuais escolares, os do 1.º ao 9.º anos já estão disponíveis nos postos credenciados, e os alunos dos grupos 1 e 2 do Cadastro Social Único (CSU) terão acesso gratuito.

Os manuais do 10.º ano estão em fase de impressão, e os do 11.º ano serão disponibilizados em breve nas plataformas digitais, segundo o delegado.

Emanuel Barbosa avançou ainda que para 2025-2026, a delegação irá continuar com a estratégia para aumentar ainda mais a frequência escolar e diminuir o abandono escolar.

“Há vários projectos para o ano lectivo, alguns já foram trabalhados, tanto no pré-escolar quanto do primeiro ao quarto ano. Se houver algum constrangimento que afecte o início em algumas instituições, em conjunto com a delegação do ME, vamos superar essa questão e iniciar normalmente no dia 15 de Setembro”, garantiu o delegado.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar