São Filipe/Ano Lectivo: Quatro escolas de Ensino Básico Obrigatório com instalações sanitárias e cozinha novas

Inicio | Sociedade
São Filipe/Ano Lectivo: Quatro escolas de Ensino Básico Obrigatório com instalações sanitárias e cozinha novas
08/09/25 - 12:20 pm

São Filipe, 08 Set (Inforpress) – As escolas do Ensino Básico Obrigatório (EBO) de Monte Grande, Curral Grande, Ponta Verde e Pé do Monte dispõe de novas infraestruturas sanitárias e cozinhas no arranque do ano lectivo 2025/2026.

A informação foi revelada hoje, em conferência de imprensa, pelo delegado do Ministério da Educação, Emanuel Barbosa, que anunciou um conjunto de “melhorias significativas nas infraestruturas e serviços” das escolas com vista à criação de um ambiente escolar “mais seguro, funcional e propício à aprendizagem”.

As novas infraestruturas sanitárias e cozinhas foram implementadas no quadro do programa Promossan, desenvolvida em parceria com a Cooperação Luxemburguesa, e estas melhorias integram um esforço mais amplo de melhoria das condições físicas e tecnológicas das escolas do concelho.

Segundo o delegado, foi concluída a reabilitação da casa de banho no bloco principal da Escola Secundária Dr. Teixeira de Sousa, no âmbito do projecto WASH, focado em saneamento e higiene nas escolas.

Com relação à Escola Básica de Ponta Verde, Emanuel Barbosa informou que a mesma já tem uma cozinha e uma casa de banho “totalmente remodeladas e aptas a funcionar”, mas que o projecto da sua reabilitação geral se encontra em fase final, com expectativa de resultar numa escola “moderna, funcional e plenamente equipada”.

“A definição dos prazos para o início das obras e a sua execução cabem à Câmara Municipal de São Filipe, dado que se trata de um projecto cuja implementação está sob responsabilidade directa da autarquia”, afirmou o delegado.

A mesma fonte sublinhou que as aulas vão iniciar na escola a partir de 15 de Setembro, e a delegação do Ministério da Educação já dispõe de um plano B caso as obras venham a iniciar no decorrer do ano lectivo.

O plano B, segundo o delegado, prevê a garantia das aulas com possibilidades de eventuais deslocações temporárias de alunos para o Centro de Formação de Ponta Verde e escolas vizinhas do Grupo 4, caso necessário.

Quanto ao apoio tecnológico e conectividade, a delegação dará seguimento ao esforço de modernização tecnológica, através do reforço e manutenção de equipamentos tecnológicos (WebLab I), instalação de conectividade de banda larga nas escolas, no quadro do Projecto Digital Cabo Verde e reparação e reforço dos equipamentos escolares, acompanhados por acções diversas de melhoria contínua das condições de ensino.

No capítulo das cantinas escolares, segundo o delegado, tudo está preparado para o novo ano lectivo e já estão aptas a funcionar a partir de 15 de Setembro, assegurando uma refeição quente diária para todos os níveis de ensino.

Para o primeiro trimestre, sublinhou, o cabaz alimentar será reforçado com aquisição de duas toneladas de frango, duas toneladas de legumes, duas toneladas de fruta e duas toneladas de peixe.

Além disso, foram adquiridos novos utensílios e equipamentos como pratos, copos, panelas, fogões e arcas, entre outros, e equipamentos de proteção individual para as cozinheiras e está prevista a formação especializada para as cozinheiras, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.

Em relação ao transporte escolar, Emanuel Barbosa disse que em articulação com a câmara de São Filipe estão asseguradas todas as condições para que o transporte escolar esteja totalmente funcional já a partir do primeiro dia de aulas, garantindo acesso pontual e seguro dos alunos às respectivas escolas.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar