Paul, 22 Ago (Inforpress) — O primeiro-ministro destacou hoje, durante a inauguração da sede da empresa Águas de Santo Antão (AdSA), no município do Paul, os “avanços significativos” no projecto de água e saneamento da ilha.
No seu discurso, Ulisses Correia e Silva sublinhou que o projecto, financiado pelo BADEA num montante de 10,6 milhões de euros, está a avançar conforme o previsto.
“Embora os procedimentos externos sejam por vezes demorados, vamos cumprir todos os requisitos e executar os diferentes componentes do projeto”, afirmou.
O chefe do executivo explicou que a nova sede da AdSA é apenas uma das várias partes do projeto, que inclui a construção e melhoria de redes de esgoto e abastecimento de água, bem como a instalação de contadores e melhorias nas ligações domiciliárias.
O projecto, que tem como objectivo melhorar o acesso à água e ao saneamento em Santo Antão, conforme Ulisses Correia e Silva, também incorpora componentes sustentáveis, como a integração de energia renovável, reduz os custos de produção de água e aumenta a eficiência.
Além disso, o primeiro-ministro destacou a importância da colaboração entre os três concelhos de Santo Antão, Ribeira Grande, Paul e Porto Novo, para o “sucesso do projecto”.
Por sua vez, presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão (AMSA), Orlando Delgado, ressaltou a importância da colaboração entre os três municípios da ilha na criação e funcionamento da nova empresa.
"Em Santo Antão, de facto, estamos a dar um exemplo. Temos três municípios, mas rapidamente chegamos a um entendimento de que a sede da empresa ficaria no Paul”, disse.
Ou seja, conforme explicou Orlando Delgado, para além do interesse ou do espaço territorial de cada município, há um “espaço maior” que é a ilha de Santo Antão.
A mesma fonte destacou que tal decisão reflete uma “visão abrangente e integrada” para o desenvolvimento da ilha.
"Espero que possamos continuar com essa visão abrangente para a grande ilha que é que ela continue a dar uma grande contribuição para o processo desenvolvimento de Santo Antão”, almejou.
A empresa Águas de Santo Antão, resultou da fusão entre os serviços autónomos de água e saneamento dos três municípios da ilha, começou a operar em Maio, marcando um novo capítulo no processo de empresarialização do serviço de água e saneamento em Santo Antão.
Esta empresa assume, assim, a prestação do serviço público de fornecimento de água e de recolha e tratamentos das águas residuais na ilha, no âmbito da política de empresarialização do sector da água e saneamento nos três municípios santantonenses.
Até Novembro deste ano, Águas de Santo Antão promete expandir a prestação de serviços para o restante do município do Porto Novo e nos concelhos do Paul e Ribeira Grande.
Esta sociedade, que tem como accionistas os três municípios de Santo Antão e a empresa Águas do Porto Novo, foi formalmente criada em Dezembro de 2023, tendo como missão a prestação do serviço público de fornecimento de água e de recolha e tratamentos das águas residuais.
LFS/AA
Inforpress/Fim
Partilhar