Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) – O primeiro-ministro destacou hoje o apoio ao sector agropecuário e incentivou os jovens empreendedores a entrarem nesta área.
No âmbito das políticas do Governo para o setor agropecuário, Ulisses Correia e Silva, acompanhado pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, destacou que estas visitas aos produtores agrícolas e empresários do sector têm como objectivo reforçar o apoio governamental e incentivar a dinamização da agricultura e pecuária.
Ulisses Correia e Silva, que falava à Inforpress, destacou dois pontos principais no sector agropecuário com sendo um pilar económico e o crescente número de jovens mulheres que estão a criar empresas e a transformar o sector.
"Em primeiro lugar, é uma visita de contacto com empreendedores que estão no setor agroindustrial, agropecuário, para tentar demonstrar duas coisas, primeiro, que esse é um setor econômico igual a qualquer outro, segundo, temos tido empreendedores jovens, mulheres, fazendo acontecer a criação de empresas, prestação de serviços, produção e distribuição no setor agropecuário", afirmou o primeiro-ministro.
O chefe de Governo sublinhou ainda a complexidade e a diversidade do sector que vai para além do trabalho na terra.
"A agricultura não se limita apenas à parte do trabalho da terra, que precisa ser feita, cada vez mais com melhores condições de produtividade, de rentabilidade, com acesso à água, mas há um conjunto de serviços associados, que têm a ver desde a prestação de serviços especializados no setor, educação financeira, extensão rural realizada por empresas devidamente preparadas e com técnicos qualificados", explicou.
Segundo o primeiro-ministro, o sector agropecuário está a passar por uma transformação, com a incorporação de novas tecnologias e a oferta de serviços especializados, que estão a permitir a criação de novos negócios.
"Nós temos já um conjunto de jovens a empreender, a criar empresas, a desenvolver negócios, a prestar um bom serviço e a ganhar dinheiro com isso", disse, enfatizando que o Governo está empenhado em passar uma imagem positiva e estimular os jovens a ingressarem nesta área.
Em relação ao financiamento, o primeiro-ministro destacou a existência de instrumentos adequados para apoiar os empreendedores do setor agropecuário.
"Os instrumentos existem, aquilo que temos no ecossistema de financiamento relativamente a linhas de crédito bonificadas, com garantias do Estado, assistência técnica, que é válido para qualquer sector”, garantiu o chefe do Governo.
Ulisses Correia e Silva, também abordou a questão das garantias do Estado para financiar os projetos agropecuários, enfatizando a importância de uma mudança de mentalidade no sector bancário, que precisa considerar a agricultura e a pecuária como atividades de "menor risco".
Por fim, o primeiro-ministro reiterou que o ecossistema de apoio ao financiamento de actividades agropecuárias está bem preparado, e que para além de linhas de crédito muito específicas que têm a ver com o sector da economia agrária, todo o ecossistema está disponível e preparado para apoiar financiamento dessas actividades.
JBR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar