Presidência da República promove III Conferência sobre Década do Oceano no dia 7 e 8 de Junho na ilha do Sal

Inicio | Ambiente
Presidência da República promove III Conferência sobre Década do Oceano no dia 7 e 8 de Junho na ilha do Sal
28/05/24 - 02:25 pm

Cidade da Praia, 28 Mai (Inforpress) - O Presidente da República anunciou hoje a terceira edição da Conferência sobre a Década do Oceano que acontece nos dias 7 e 8 de Junho no Sal sob o lema “Oceanos sustentáveis, Sociedades Resilientes: educando para o futuro”.

Em conferência de imprensa na Cidade da Praia, o Chefe de Estado afirmou que desde o início do mandato, tem dado grande prioridade às questões ambientais e culturais, designadamente a preservação do património do País, uma decisão tomada anteriormente à sua nomeação como Patrono da Aliança da Década do Oceano.

José Marias Neves avançou que têm sido feitas várias visitas aos parques naturais e projectos de preservação ambiental em todas as ilhas, aproveitando para manter o contacto com Organizações não Governamentais (ONG) que trabalham para a preservação ambiental.

Esta conferência, avançou, pretende sensibilizar os jovens, cidadãos, sociedade civil, universidades, autoridades e ONG sobre a problemática da gestão sustentável dos oceanos, asseverando que o debate vai procurar influenciar e propor ideias para formular políticas públicas consistentes relacionadas com a temática.

“Enquanto patrono da Década do Oceano não cabe ao Presidente da República definir nem executar políticas públicas, o Governo e as autarquias locais que têm competência nestas matérias, mas caberá ao Presidente, parlamento, aos municípios, universidades e organizações fazer debate e discussões para enriquecer no processo de formulação de políticas” explicou.

“Queremos aumentar a literacia oceânica, conhecer os recursos que temos relacionados com o mar. Mais de 70% do território mundial é mar, no caso de Cabo Verde 99% do nosso território é mar e mais da metade do oxigénio que dispomos vem do mar e mais de 97% da água disponível do planeta terra está no mar, então o mar é o futuro” acentuou, realçando a sua importância para produção de alimentos, indústria e de medicamentos.

Para José Maria Neves, cabe aos países explorarem todas as potencialidades ligadas ao mar, evidenciando que diferente das demais conferências realizadas, esta tem abordagem internacional e contará com a participação da Unesco, Nações Unidas, investigadores e personalidades independentes nacionais e internacionais

Durante dois dias, anunciou, a ilha do Sal será palco de debates, reflexões e partilhas de boas práticas em torno de temáticas, bem como a exposição de feira de gastronomia voltada para produtos do mar.

“Oceanos sustentável, educar para o futuro”, “ Os grandes desafios para a sustentabilidade dos oceanos”, “Desenvolvimento económico baseado em recursos oceânicos” e “ O papel dos diversos actores na gestão sustentável dos oceanos” são os temas a serem abordados "na busca de soluções inovadoras" e compromissos que promovam a melhoria da saúde e sustentabilidade dos oceanos.

No dia 08 de Junho, no Dia Mundial do Oceano, será realizada uma campanha de limpeza no período da tarde, na zona piscatória de Palmeira, “numa conjugação de esforços e vontades” para ajudar a salvar o oceano, na linha do lema deste ano de “Incentivar a acção para o nosso oceano e o clima”.

Instituída pela Organização das Nações Unidas em 2021, a Década do Oceano, recorde-se, procura reunir partes interessadas em todo o mundo para uma revolução na ciência dos oceanos, e a sua influência nas políticas e atitudes, tendo em vista um oceano funcional, produtivo, resiliente, sustentável e inspirador.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar