Espargos, 15 Ago (Inforpress) – O INMG divulgou hoje uma actualização sobre o estado do tempo em Cabo Verde, confirmando a passagem de sucessivas ondas tropicais que condicionarão o clima do arquipélago até ao dia 18 de Agosto.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) tem monitorizado, de perto, a evolução do sistema e reforçou o alerta para a população.
Nas próximas 24 horas, as ilhas de Santiago e do Fogo são as mais atingidas, com a previsão de chuva fraca a moderada, por vezes acompanhada por trovoadas.
A partir da meia-noite deste sábado, 17 de Agosto, uma onda tropical mais robusta deverá atravessar o arquipélago.
O fenómeno terá início nas ilhas de Sotavento e nas ilhas do Sal e da Boavista, espalhando-se, gradualmente, por todas as outras ilhas ao longo do dia.
O INMG prevê chuva de intensidade variável com um aumento temporário da velocidade do vento, também acompanhado por trovoadas. A maior incidência de chuva e vento será nas ilhas de Barlavento.
O INMG emitiu um alerta especial para as áreas que já receberam chuvas nas últimas semanas, particularmente as zonas próximas a encostas e ribeiras.
A população dessas regiões deve estar atenta e seguir as recomendações de segurança das autoridades.
O INMG reafirmou o seu compromisso de continuar a monitorizar o desenvolvimento do clima e de manter o público informado através da sua página oficial na rede social “facebook”.
NA/HF
Inforpress/Fim
Partilhar