Câmara da Praia disponibiliza seis milhões de escudos para apoiar São Vicente e Santo Antão

Inicio | Cooperação
Câmara da Praia disponibiliza seis milhões de escudos para apoiar São Vicente e Santo Antão
15/08/25 - 05:07 pm

Cidade da Praia, 31 Jul (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia vai disponibilizar seis milhões de escudos às Organizações Não Governamentais que actuam em São Vicente, anunciou hoje Francisco Carvalho, reforçando a solidariedade à ilha afetada pela recente tempestade.

Em conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, manifestou toda a solidariedade dos praienses, em nome coletivo e pessoal, para com as populações de São Vicente e Santo Antão, sublinhando a “total disponibilidade” da autarquia para ajudar a ultrapassar este momento “extremamente difícil”.

Segundo explicou, ontem foi realizada uma reunião extraordinária para analisar a situação em São Vicente, da qual saíram medidas concretas.

Em primeiro lugar, a câmara decidiu enviar para a autarquia de São Vicente uma equipa constituída por duas viaturas, uma ambulância e um veículo todo-o-terreno e seis bombeiros, para reforçar as acções no terreno. 

Em segundo lugar, decidiu-se disponibilizar um montante de seis milhões de escudos para uma primeira lista de seis organizações não-governamentais que trabalham directamente com as pessoas afetcadas.

O autarca adiantou que, à medida que forem mobilizados mais recursos, será elaborada uma segunda lista, para continuar a apoiar o trabalho destas entidades.

 “Neste momento precisamos de acção directa, precisamos de organização e mediação no terreno. São dois passos que têm de ser dados em simultâneo”, frisou.

Em terceiro lugar, a Câmara da Praia lançou uma campanha para angariação de fundos, materiais e bens de primeira necessidade, incluindo vestuário, produtos de higiene e alimentos, para reforçar a ajuda às populações de São Vicente e Santo Antão. 

Francisco Carvalho fez ainda um apelo à população da Praia para estar atenta às previsões de chuvas fortes nos próximos dias e seguir rigorosamente as indicações das autoridades. 

 Na página oficial da autarquia foi publicado um conjunto de orientações para consulta da população. 

O autarca alertou também para a necessidade de o País investir em mais infraestruturas e equipamentos que permitam melhorar a previsão meteorológica, considerando as mudanças climáticas que já afetam Cabo Verde.

“Temos de tomar medidas para reverter este quadro, mas até lá precisamos de condições para fazer melhores previsões”, declarou.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar