
Mindelo, 30 Out (Inforpress) – O livro “Biografias de 31 Personalidades da Educação – Cabo Verde, Século XX” será apresentado na sexta-feira no Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), no Mindelo.
De acordo com a Livraria Pedro Cardoso, que editou a obra, trata-se de um livro da autoria de Maria Adriana Sousa Carvalho e de Ildo Augusto Sousa Carvalho, que reúne nomes das principais figuras que deram “contributos valiosos” para a promoção da Educação em Cabo Verde.
O livro, segundo a mesma fonte, representa um “contributo significativo” para a preservação da memória educativa cabo-verdiana, documentando o percurso de educadores que contribuíram para o desenvolvimento do ensino no país ao longo do século XX.
“O livro é composto por 31 histórias de vida de homens e mulheres que se dedicaram à educação e ao ensino, ao longo do século XX em Cabo Verde. São relatos autobiográficos, modelados a partir de um guião pré-definido, que testemunham (não explicam, nem julgam) episódios, factos e acontecimentos (que ficaram na memória ou em registos escritos), centrados na singularidade de cada biografado”, adiantou.
Conforme a mesma fonte, as biografias não têm intuitos de consagração. Apenas, acrescentou, pretendem dar a conhecer ideias, projectos e realizações de pessoas simples, mas com densidade intelectual e uma predisposição para educar.
Acrescenta ainda que a obra também oferece uma perspectiva histórica sobre a evolução do sistema educativo nacional, através das experiências pessoais e profissionais destes pioneiros da educação.
“Temos bem presente que a história da educação em Cabo Verde não começa com os primeiros biografados, todos eles ligados ao Seminário-Liceu de S. Nicolau; outros obreiros da educação tinham desbravado caminho em séculos anteriores”, ajuntou.
Conforme a Livraria Pedro Cardoso, o livro não se limita àqueles que foram objecto desta investigação, porque ainda “persistem biografias inacabadas e outras por iniciar, apesar da identificação de fontes documentais”.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar