Cidade da Praia, 29 de Abr (Inforpress) - O presidente da Associação para o Desenvolvimento da Praia (Pró-Praia), considerou hoje que a capital do país precisa ser dotada de mais projectos estruturantes para se desenvolver, apontando que tem havido melhorias, mas não estruturantes.
“Tem havido melhorias, não no ritmo, não em termos estruturantes, como neste momento está exigido, porque há muito que parou no processo de desenvolvimento estruturante da Praia, parou, está parado há alguns anos”, sublinhou José de Pina.
Em entrevista à Inforpress, no âmbito do 167.º aniversário da elevação da antiga Vila da Praia de Santa Maria à categoria de, hoje cidade da Praia, capital da República, que se assinala hoje, a mesma fonte destacou algumas melhorias a nível de infra-estruturas rodoviárias, edifícios hospitalares e infraestruturas económicas.
Apontou ainda reabilitação urbana, saneamento, a situação de abastecimento de água e eletricidade, aeroporto, portos, como outros sectores que registaram “alguns avanços” nos últimos anos.
Apesar destes ganhos, mencionou alguns desafios que a cidade da Praia tem enfrentado ao longo dos anos, entre as quais a escassez de água, que continua a afectar a população praiense, a insegurança e o saneamento, sobretudo o lixo e o esgoto.
Neste caso, sugeriu a aposta num projecto integral de saneamento e água para a capital.
O líder do Pró-Praia deu algumas sugestões de projectos para o desenvolvimento da capital, destacando a instalação de instituições marítimas portuárias sobretudo da segurança marítima, implementação dos projectos turísticos, a extensão da pista do aeroporto, aposta na inteligência da segurança e video-vigilância, melhorar as condições sociais nos vários bairros da capital.
Destacou ainda a inclusão dos jovens para assim ter “impacto positivo” na sua condição de vida habitacional, social e outras, sem esquecer o estatuto especial da cidade da Praia.
Na área da música, lembrou que o concurso “Todo o Mundo Canta”, no Parque 5 de Julho, acabou, por isso sublinhou que é importante apostar na criação de condições neste edifício para incluir áreas como teatro, música, oficinas para artesanato e dança para alavancar a cultura na Praia.
Na área do desporto, disse que é preciso o campo de golfe de ténis, requalificação do Estádio da Várzea e construção de mais campos para a prática do desporto.
DG/AA
Inforpress/Fim
Partilhar