Câmara de Comércio para Lusofonia e Diásporas nasce hoje em Lisboa

Inicio | Economia
Câmara de Comércio para Lusofonia e Diásporas nasce hoje em Lisboa
29/04/25 - 02:29 pm

Cidade da Praia, 29 Abr (Inforpress) – A Câmara de Comércio, Indústria e Cooperação da Lusofonia e das Diásporas (CCICLD) vai ser lançada hoje, oficialmente, em Lisboa, com o objectivo de fortalecer os laços empresariais, comerciais e culturais entre as comunidades lusófonas.

Em nota de imprensa, a que a Inforpress teve acesso, a organização explica que se trata de uma associação sem fins lucrativos que nasceu da vontade de um conjunto de personalidades.

O que se pretende é ligar as várias diásporas da lusofonia nos planos empresarial, comercial e industrial, da cultura e da segurança conforme o seu primeiro presidente e um dos fundadores, Paulo Sande.

“Queremos também apostar na cooperação científica e tecnológica e reforçar os laços entre as várias diásporas da lusofonia, ligando cidadãos, empresas e instituições dos países de língua portuguesa”, acrescenta Paulo Sande citado pela mesma fonte.

Para isso, avança que a CCICLD pretende estabelecer parcerias com organizações internacionais, instituições públicas, universidades, organizações não-governamentais, empresas, associações e pessoas singulares.

Paulo Sande, conforme ressalta a mesma fonte, é um profundo conhecedor das instituições europeias que, por mais de duas décadas, desenvolveu a sua actividade profissional de advogado entre Lisboa e Luxemburgo.

Além disso, destaca que é autor e co-autor de várias publicações sobre a União Europeia e lecciona na Universidade Católica Portuguesa.

O lançamento público, hoje, na sede da CPLP, em Lisboa, é apadrinhado pela Presidência da República e o Governo de Portugal, durante o qual os fundadores da nova Câmara de Comércio vão assinar um compromisso de honra.

O acto acontece pelas 15:00 (hora de Lisboa, menos duas horas em Cabo Verde), contando com a participação do Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, através de uma declaração em vídeo, e do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, em representação do ministro da Economia, Pedro Reis.

Na sessão de apresentação destaca-se ainda uma conferência sobre “O valor económico das Diásporas da Lusofonia”, moderada por Íris de Brito, tendo como conferencistas Neima Ferreira (Banco Africano e Compacto Lusófono), Salim Valimamade (Universidade Católica de Angola) e Bernardo Ivo Cruz (ex-secretário de Estado da Internacionalização de Portugal).

ET/HF

Inforpress/Fim

Partilhar