Presidenciais2026: Loisito Sousa preconiza aproveitamento da economia azul para travar fuga de cérebros

Inicio | Política
Presidenciais2026: Loisito Sousa preconiza aproveitamento da economia azul para travar fuga de cérebros
07/11/26 - 07:30 pm

São Filipe, 07 Nov (Inforpress) – O candidato presidencial Loisito Sousa propôs hoje a conversão do potencial da economia azul em resultados concretos, através de políticas que criem oportunidades para os jovens e reduzam a emigração e a fuga de cérebros em Cabo Verde.

À chegada à ilha do Fogo para acções de campanha no âmbito do pleito de 15 de Novembro, Loisito Sousa questionou o impacto prático dos projectos no sector marítimo, sustentando a urgência de transformar os recursos em empregos e rendimentos reais para a população.

O candidato considera que não basta apresentar projectos ou promover iniciativas sem resultados práticos na vida das pessoas, defendendo a criação de condições para que os jovens encontrem no país oportunidades de formação, emprego e realização profissional.

Na sua perspectiva, a saída de jovens à procura de melhores condições no estrangeiro representa uma preocupação para as famílias e para o futuro de Cabo Verde, pelo que é necessário demonstrar capacidade para implementar políticas concretas que permitam inverter esta realidade.

Segundo o aspirante ao Palácio do Platô, essa saída dos jovens, além da perda de potencial em mão-de-obra, cérebro e força, gera outras consequências emocionais e é preciso procurar soluções para colmatar essa situação.

Loisito Sousa entende que o chefe de Estado, através da magistratura de influência, pode chamar a atenção do Governo e das instituições competentes para a necessidade de transformar as potencialidades económicas nacionais em medidas que respondam às aspirações da juventude.

Na sua perspectiva, a valorização dos recursos marinhos deve estar associada à criação de oportunidades de trabalho, ao incentivo à iniciativa juvenil e à promoção de actividades económicas capazes de gerar rendimento nas comunidades, alinhando esta visão ao lema da sua candidatura “Cabo Verde para cabo-verdianos”

Após os primeiros contactos estabelecidos no Cais de Vale dos Cavaleiros e na cidade de São Filipe, a agenda de Loisito Sousa prossegue este domingo com visitas aos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina do Fogo.

Além de Loisito Sousa, concorrem à Presidência da República José Maria Neves, Antero Tavares, Casimiro de Pina, Gilson Alves e Joana Rosa.

Os seis candidatos disputam a preferência dos eleitores nas eleições de 15 de Novembro, destinadas a escolher o chefe de Estado para os próximos cinco anos.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar