Cidade da Praia, 16 Jul (Inforpress) - Os preços da oferta turística registaram uma variação homóloga positiva de 8,9% face ao trimestre anterior, representando uma taxa superior de 5,2 pontos percentuais (p.p), segundo os dados estatísticos avançados pelo INE.
Os relatórios apresentados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística demonstram que a variação trimestral registada pelo Índice de Preços Turísticos (IPT) no segundo trimestre de 2025 foi de 4,4%, superior em 6,4 pontos percentuais.
No segundo trimestre de 2024 registou-se uma variação negativa, menos 0,5%, situando-se em 4,9 pontos percentuais abaixo da actual escala.
Os mesmos dados apontam que a classe dos hotéis, cafés e restaurantes, os preços da oferta turística apresentaram uma variação homóloga de 8,9%, correspondendo a um aumento em 5,2 pontos percentuais comparativamente ao trimestre anterior.
As classes de aluguer de viaturas registaram um aumento de 0,4% e as de Serviços de Entretenimento e Cultura não registaram qualquer alteração nos respectivos preços, relativamente ao trimestre anterior.
Os preços relativos aos restaurantes registaram um aumento de 0,7% relativamente ao segundo trimestre de 2024, e nas actividades de cafés, bares e similares, o aumento de preços registado foi de 7,4%.
Na actividade de alojamento, os dados apontam que todos apresentaram aumento de preços dos serviços, hotéis, aldeamentos turísticos, pensão, residenciais, pousadas e hotéis apartamentos, de 12,1%, 7,0%, 1,6%, 1,5%, 0,2% e 0,1%, respectivamente.
Segundo o INE, em todas as ilhas observaram-se aumentos dos preços relacionados ao alojamento e restauração, sendo as ilhas Sal com 11,9%, São Vicente com 7,7%, Boa Vista 7,5%, Santo Antão 2,7% e Santiago 1,1%.
A taxa de variação no trimestre em análise foi de 4,4%, superior em 6,4 pontos percentuais à registada no trimestre anterior, menos 2,0%.
No mesmo trimestre do ano anterior, verificou-se uma variação em cadeia de menos 0,5%.
A nível das Ilhas, de acordo com a organização, quase todas as ilhas apresentaram contribuições trimestrais positivas, Boa Vista com 6,30%, Sal 2,70%, São Vicente 0,70%, e Santiago 0,30%, determinando fortemente o movimento do IPT Nacional.
Em direcção oposta, a ilha de Santo Antão registou uma variação nula, não tendo influenciado o comportamento global do índice.
LT/CP
Inforpress/Fim
Partilhar