Mindelo, 16 Jun (Inforpress) – O delegado de Saúde de São Vicente apelou hoje a um consenso entre a câmara municipal e a Faculdade de Educação e Desporto (Faed) para resolver o problema de esgoto nesse departamento da Universidade de Cabo Verde.
Elísio Silva disse que já tinha alertado a direcção da Faed para resolver o problema da ligação de esgotos “o mais rapidamente possível”, aquando de uma visita que efectuou àquela instituição, porque, explicou, “o esgoto a céu aberto pode trazer um grande problema para a saúde pública”.
Pelo que disse, agora volta a reforçar este pedido para que as duas instituições, a Câmara Municipal de São Vicente e a Faculdade de Desporto da Universidade de Cabo Verde, juntos encontrem uma solução.
“A câmara municipal e o dono do local devem encontrar a melhor forma de resolverem o problema o mais urgente possível, porque pode ser um foco criador de mosquitos e de transmissão de doenças que nós não queremos neste momento”, apelou.
Na última semana, o vice-presidente da Faed no Mindelo, Albertino Martins, esclareceu que desde a construção do edifício, em 2017, a infra-estrutura opera com uma ligação provisória à fossa séptica do ex-Cortiço, porque a câmara nunca autorizou a ligação à rede pública de esgotos.
Por sua vez, o pró-reitor para Avaliação, Comunicação e Eficiência da Universidade de Cabo Verde, João Almeida, manifestou a vontade de comunicar o problema ao Governo.
O vereador de Saneamento da Câmara Municipal de São Vicente, José Carlos da Luz, disse que o problema é alheio à câmara, mas prometeu continuar a dialogar para resolver a situação.
No entanto, passados mais de uma semana após a denúncia pública, a Faed continua sem ligação à rede pública de esgoto.
CD/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar