Portugal: Cabo-verdiana Ângela Barbosa e CCCV galardoados com Prémio Semana Arte Mulher em Nazaré

Inicio | Cooperação
Portugal: Cabo-verdiana Ângela Barbosa e CCCV galardoados com Prémio Semana Arte Mulher em Nazaré
21/03/25 - 09:36 am

Lisboa, 21 Mar (Inforpress) – A gestora do Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), Ângela Barbosa, e a instituição que dirige foram galardoadas com o Prémio Semana Arte Mulher 2025, pela Câmara Municipal da Nazaré, em evento para celebrar a arte no feminino.

Os galardões entregues na Semana Arte Mulher, que decorre até ao dia 29, é promovida pela autarquia portuguesa de Nazaré e inclui exposição, prémio anual e lançamento de livro.

“Um prémio que me honra imensamente, porque veio inesperadamente, veio reforçar a minha crença de que estou na direção certa”, considerou Ângela Barbosa, que agradeceu a Câmara Municipal da Nazaré pelo reconhecimento.

Ângela Barbosa recebeu o prémio Semana Arte Mulher na vertente “Interculturalidade”, e o CCCV na vertente “Cultura Lusófona, sendo que mais dez personalidades e entidades que se distinguiram pelo seu trabalho em prol da cultura, da igualdade de género e da coesão social.

São ela, Rosabela Afonso (Literatura), Dina Aguiar (Comunicação), ACCIG - Associação Cultura e Conhecimento para a Igualdade de Género (Coesão Social), Ana Bela Isaac (Identidade e Cultura Nazaré), Edite Estrela (Diálogo Intercultural), Sara Barros Leitão (Artes Cénicas), Luísa Amaro (Música), Elza Pais (Igualdade e Cidadania), Graça Castanho (Direitos, Liberdades e Garantias) e Fundação Franz Schubert (Educação e Didática Musical).

De acordo com a autarquia, o galardão distingue uma figura feminina que se tenha destacado pelo seu contributo nas áreas cultural, social ou artística.

A Semana Arte Mulher é um evento anual, criada em 2019, conforme a autarquia, que “celebra a arte no feminino e visa promover a igualdade de género e a valorização do papel da mulher na sociedade”.

O evento também inclui a exposição “Rostos de Pedra, Almas de Mulher”, da artista plástica Esperança Matos, patente no átrio da Biblioteca Municipal da Nazaré durante todo o período do evento.

“Esta mostra apresenta uma coleção de esculturas que retratam a força e a resiliência da mulher, convidando o público a refletir sobre a sua importância na construção da sociedade”, explicou a organização.

De acordo com a mesma fonte, a Semana Arte Mulher é uma iniciativa que reforça o compromisso da autarquia com a promoção da cultura e a igualdade de género.

DR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar