Portugal: Associação de Turismo de Santiago promove webinar sobre turismo de Cabo Verde

Inicio | Economia
Portugal: Associação de Turismo de Santiago promove webinar sobre turismo de Cabo Verde
25/11/25 - 05:55 pm

Viseu, 25 Nov (Inforpress) – A Associação de Turismo de Santiago (ATS), em parceria com a Biosphere Portugal, promoveu hoje em Viseu, Portugal, o webinar “Turismo de Cabo Verde: do compromisso à acção – a metodologia Biosphere”.

Esta primeira acção da nova direcção da ATS, que tomou posse em Outubro, realizada também em formato online, visou dotar associados e parceiros de ferramentas práticas para um turismo sustentável e competitivo.

De acordo com a ATS, a parceria formal entre aquela associação cabo-verdiana e a Biosphere Portugal, será consolidada com a assinatura do protocolo de parceria estratégica no domínio da formação e sustentabilidade, que ocorrerá após a realização de um inquérito a ser efectuado junto aos operadores e empresas turísticas para melhor mapear as necessidades e prioridades do sector.

No seu discurso de abertura, o presidente da ATS, Mário Sanches, enquadrou o momento estratégico do sector turístico em Santiago e Cabo Verde.

"Santiago e Cabo Verde experienciam hoje um momento decisivo. Ultrapassámos o patamar de um milhão de turistas e vemos chegar ao mercado nacional novas companhias aéreas, EasyJet, Transavia, Edelweiss, trazendo novas oportunidades e novos desafios. É preciso uma leitura inteligente dos sinais e um planeamento estratégico," declarou Mário Sanches.

Aquele responsável reforçou que Santiago tem todos os quesitos para se afirmar como um "destino turístico completo, diversificado e autêntico", realçando que pode e deve ser um "laboratório vivo do novo turismo cabo-verdiano, sustentável, inovador e humano".

Para Mário Sanches, a formação e capacitação dos recursos humanos é o pilar “absolutamente decisivo” para o futuro do turismo, defendendo que nenhum destino turístico se afirma apenas com paisagens ou património cultural.

“(…) Um destino afirma-se pela qualidade das pessoas que o acolhem, que o servem e que o representam. Investir na formação é investir no futuro. É garantir que o crescimento do turismo se traduz em emprego digno, valorização das comunidades e melhoria contínua da experiência oferecida aos visitantes", afirmou Sanches.

Por fim, Sanches pediu “junção de esforços” para tornar a ilha de Santiago num ponto turístico de valor acrescentado.

A formação apresentada na sessão centra-se na metodologia Biosphere, um sistema internacionalmente reconhecido que apoia as organizações na integração dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na transformação da sustentabilidade numa verdadeira vantagem competitiva.

Esta metodologia é flexível e ajustada à realidade de cada empresa e de cada território. Valoriza a identidade local, a cultura, o património e coloca as pessoas no centro.

Trabalha com a comunidade e para a comunidade, criando sinergias que fortalecem a economia local sem afastar os seus valores essenciais, e promove um desenvolvimento económico equilibrado com a natureza, a cultura e o bem-estar das pessoas, contribuindo para um futuro mais resiliente, autêntico e sustentável, um futuro construído em conjunto.

A sessão contou ainda com uma importante demonstração da visão de desenvolvimento integrado, com a participação da engenheira cabo-verdiana Loide Monteiro, da Fundação Smart City, que apresentou o projecto "São Domingos Smart City".

Esta participação ligou o conceito de turismo responsável ao desenvolvimento inteligente e sustentável do território.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar