Porto Novo: Tartaruga marinha salva graças a denúncia de um cidadão – associação ambiental

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Tartaruga marinha salva graças a denúncia de um cidadão – associação ambiental
25/08/24 - 02:36 pm

Porto Novo, 25 Ago (Inforpress) - Uma tartaruga marinha e os seus ovos foram salvos hoje na praia de Curraletes, Porto Novo, das garras de dois caçadores, graças à denúncia de um cidadão que accionou as autoridades competentes, informou a associação ambiental Terrimar.

A Terrimar felicitou o cidadão Ivanildo Graça pela sua “atitude exemplar” ao denunciar a tentativa de captura dessa tartaruga marinha na praia de Curraletes, onde este fim de semana decorreu o festival de música.

A Terrimar, de acordo com uma nota tornada público, enalteceu a “pronta e eficaz intervenção” dos agentes da Polícia Nacional e do Instituto Marítimo e Portuário, presentes na zona de Curraletes, considerando que esta "união fez toda a diferença" na preservação desta espécie em vias de extinção.

A Terrimar tem estado a implementar um projecto de conservação de tartarugas marinhas na ilha de Santo Antão, decorre desde o mês de Junho, devendo se prolongar até Outubro, em parceria ainda com a Direcção Nacional do Ambiente e outros parceiros.

Quase 600 ninhos identificados, 792 rastos, 40 fêmeas marcadas, sete fêmeas recapturadas e duas mortes por causas naturais são resultados preliminares do projecto, que decorrerá até Outubro. 

JM/AA

Inforpress/Fim 

Partilhar