Porto Novo, 23 Jun (Inforpress) – O pároco da Paróquia de São João Baptista, Porto Novo, frei José Pires, regozijou-se, sábado, com o envolvimento dos paroquianos na construção da igreja matriz, cuja placa indicativa de início das obras vai ser descerrada esta segunda-feira, 24.
José Pires, que falava aos paroquianos, na eucaristia deste sábado, mostrou-se “satisfeito” com a adesão dos porto-novenses residentes e na diáspora à volta do projecto da nova igreja, acreditando que, a continuar assim, o “sonho” de construção da igreja matriz será concretizado.
O acto de descerramento da placa indicativa do início dos trabalhos vai ser presidido pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, que procede ainda à bênção das obras.
A paróquia tem em marcha uma campanha de mobilização de recursos em prol da construção da nova igreja e tem aproveitado para pedir o envolvimento dos porto-novenses à volta do projecto, desafiando-os a contribuírem “cada um com um bloco de cimento” para a edificação deste espaço de culto.
José Pires tem exortado os munícipes a ajudarem a Igreja Católica a concretizar este projecto, que, a seu ver, representa “um sonho” da comunidade católica porto-novense, considerando que as festas de São João Baptista, património imaterial nacional, merece “uma Igreja com dignidade”.
A igreja matriz, que terá capacidade para receber 700 pessoas sentadas, vai ser erguida no sítio onde se situava a antiga igreja paroquial, numa área de 3.400 metros quadrados, com “uma identidade muito própria, moderna e contemporânea”, segundo o projecto.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar