Porto Novo/Ribeira Fria: Agricultores dizem que praga traça do tomateiro coloca em risco a produção do tomate

Inicio | Ambiente
Porto Novo/Ribeira Fria: Agricultores dizem que praga traça do tomateiro coloca em risco a produção do tomate
29/05/24 - 11:10 am

Porto Novo, 29 Mai (Inforpress) – Agricultores na Ribeira Fria, no interior do município do Porto Novo, Santo Antão, alertaram hoje para o facto de a praga traça do tomateiro estar a pôr em risco a produção do tomate neste vale agrícola.

O presidente da Associação dos Agricultores da Ribeira Fria, Adilson Gomes, disse à Inforpress que os lavradores estão “aflitos”, já que a produção de tomate poderá ser nula devido à acção daninha da praga traça do tomateiro, que aproveita o período mais quente do ano para atacar a cultura.

Conforme este responsável, esta praga, que terá sido detectada no município do Porto Novo há mais de duas décadas, está a dizimar a cultura do tomate na Ribeira Fria, pondo em risco a produção, para o desalento dos produtores agrícolas dessa localidade.

Esta praga, uma borboleta também conhecida por “tuta absoluta” e cuja forma de combate não foi encontrada ainda pelos agricultores e pelos serviços do Ministério da Agricultura e Ambiente, atinge sobretudo os vales da Ribeira Fria, Ribeira dos Bodes, Casa de Meio e Alto Mira, onde, além do tomate, ataca ainda o repolho e a couve.

Ataca as culturas no período mais quente do ano, mais precisamente entre os meses de Abril e Setembro, explicou o representante dos agricultores na Ribeira Fria.

A praga em causa tem sido controlada através de “armadilhas” já que ainda não se encontrou formas mais eficientes de se fazer o combate, explicou um técnico do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo.

JM/AA

Inforpress/Fim  

Partilhar