Porto Novo, 19 Jul (Inforpress) – A redução do caudal das nascentes em Alto Mira, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, está a condicionar, nesta altura, a actividade agrícola nesse vale agrícola, informou hoje a associação de agricultores.
O líder desta associação, Idarlino Fortes, precisou à Inforpress que os caudais das nascentes no terceiro povoado e na zona de Faial têm estado a reduzir muito nos últimos tempos devido à seca, situação que está a ter impacto negativo na agricultura de regadio nessas localidades.
Este responsável disse que a disponibilidade de água para rega diminuiu drasticamente nos últimos tempos, para a preocupação dos agricultores que estão à espera das chuvas para a recarga dos lençóis freáticos.
“Em Alto Mira estamos à espera das chuvas para a recarga das nascentes, porque a água está a escassear-se muito. Por causa da seca, os caudais das nascentes estão a diminuir”, notou este responsável, para quem a mobilização de água representa a maior preocupação dos lavradores.
Os agricultores em Alto Mira, mais precisamente de Faial e do terceiro povoado, têm estado a reivindicar a prospecção de água subterrânea para o reforço da disponibilidade de água para a agricultura.
Em outros vales agrícolas do concelho do Porto Novo, como Morro Cavalo, Chã de Norte e Ribeira das Patas, os agricultores têm estado a pedir a execução de furos para aumentar a quantidade de água para a irrigação.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar