Porto Novo, 23 Jul (Inforpress) – Os moradores de Pascoal Alves, no Planalto Norte, interior do município do Porto Novo, manifestaram hoje o desejo de serem contemplados com os investimentos na electrificação anunciados pelo Governo para a ilha de Santo Antão.
Os habitantes da localidade isolada dizem ter conhecimento de que o Governo vai investir, no âmbito da cooperação com Luxemburgo, no reforço da electrificação em Chã de Feijoal, também no Planalto, e querem que Pascoal Alves seja também abrangida.
O porta-voz da comunidade, Manuel Gomes, informou que os kits fotovoltaicos instalados em Pascoal Alves em 2019 estão a apresentar falhas, facto que está a preocupar as famílias, que desejam ser contempladas com os investimentos em carteira.
Disse que muitos dos kits começam a funcionar com dificuldades, originando falhas no fornecimento de energia electrica, que deixam apreensivas as famílias.
A Cooperação Luxemburguesa vai financiar um programa de extensão de redes em todas as ilhas do arquipélago, que contemplará o reforço do fornecimento de energia eléctrica em Chã de Feijoal, Monte Trigo, Figueiras e na Ribeira Alta.
Os habitantes de Pascoal Alves gostariam que a sua localidade fosse também contemplada com este projecto, que consiste no reforço de centrais fotovoltaicas em Santo Antão.
Pascoal Alves passou em Janeiro de 2019 a dispor de luz eléctrica 24 horas por dia, no âmbito do projecto “Energia para o desenvolvimento sustentável” dessa comunidade, financiado em cinco mil contos no âmbito do Programa de pequenas subvenções GEF-SGP, das Nações Unidas.
O projeto teve como propósito dotar cada uma das 15 famílias beneficiárias de um kit de produção de energia fotovoltaica solar.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar