Porto Novo: Encontro com a comunidade africana marca as comemorações do Dia da África no município

Inicio | Cooperação
Porto Novo: Encontro com a comunidade africana marca as comemorações do Dia da África no município
21/05/24 - 01:19 pm

Porto Novo, 21 Mai (Inforpress) – Um encontro com a comunidade africana residente no município do Porto Novo, em Santo Antão, marca as comemorações do Dia da África neste concelho, que decorrem a partir de hoje e até ao dia 25 de Maio.

Um torneio de futebol de 7 marca o arranque das actividades comemorativas do Dia da África, assinalado a 25 de Maio, e que têm como um dos momentos altos uma mostra da cultura africana a nível da dança e da música.

Uma feira de saúde, um encontro com a comunidade emigrada e uma conversa aberta sobre a saúde da mulher e do homem marcam ainda as comemorações do Dia da África no concelho do Porto Novo, promovidas pela edilidade porto-novense.

Através de uma nota, a autarquia realçou hoje o facto de estar a “contribuir para que essa comunidade tenha uma verdadeira integração” no município do Porto Novo e em Santo Antão, prometendo “garantir todo o suporte” aos imigrantes “para que cada uma dessas pessoas se sinta como se estivesse no seu país de origem”.

Em finais de 2023, o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, desafiou a Alta Autoridade para a Imigração (AAI) a dotar a ilha de Santo Antão de uma unidade de apoio à emigração.

Aníbal Fonseca, que falava no acto de assinatura de um protocolo de colaboração institucional com a AAI, explicou que a criação da unidade para emigração em Santo Antão teria como propósito “um melhor acolhimento e uma melhor orientação e integração dos imigrantes”.

Santiago, São Vicente, Boa Vista e Sal são as ilhas onde existem unidades locais para a emigração.

Santo Antão, segundo as autoridades locais, tem sido uma ilha “cada vez mais acolhedora” dos imigrantes, residindo na ilha mais de uma centena de cidadãos estrangeiros de diferentes nacionalidades, sendo 59 no concelho do Porto Novo, 49 na Ribeira Grande e três no Paul.

Também, existe no município do Porto Novo um gabinete de apoio aos emigrantes e imigrantes.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar