Porto Novo: Delegado do MAA enaltece impacto do projecto hidroagrícola de Gamboeza e Ponte Sul na ocupação dos jovens

Inicio | Ambiente
Porto Novo:  Delegado do MAA enaltece impacto do projecto hidroagrícola de Gamboeza e Ponte Sul na ocupação dos jovens
10/07/24 - 09:30 am

Porto Novo, 10 Jul (Inforpress) – O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Santo Antão, Joel Barros, enalteceu hoje o impacto do projecto hidroagrícola de Gamboeza e Ponte Sul, no interior deste concelho, na ocupação dos jovens.

Joel Barros explicou à Inforpress que este projecto, que está em vias de se iniciar no âmbito da cooperação com a Hungria, vai ser “um instrumento valioso na luta contra o desemprego”, uma vez que vai permitir ocupar "um número significativo de jovens". 

Assegurou que o Ministério da Agricultura e Ambiente tem tudo a postos para iniciar, "muito em breve", o projecto, que consistirá na preparação de 110 hectares de terrenos para a prática agrícola e produção de água dessalinizada para a agricultura.  

O projecto, que visa promover uma agricultura industrial no município do Porto Novo, insere-se no quadro do programa de mobilização de água de rega financiado pela Hungria em 30 milhões de dólares.

No âmbito deste projecto, este concelho vai ganhar uma unidade de dessalinização de água do mar.

Porto Novo foi seleccionado pelo Governo como “município piloto” para receber este programa de mobilização de água, no âmbito do qual vai ser implementado “uma grande zona agrícola” para “a ocupação dos jovens”, segundo este ministério.

Porto Novo dispõe já de vários projectos hidroagrícolas tanto no interior do concelho como na zona urbana, que abarcam mais de 60 hectares de terrenos, beneficiando 270 famílias.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Partilhar