Porto Novo, 18 Jul (Inforpress) – Os criadores de gado em Ribeira de Tortolho, na zona baixa do município do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram, quarta-feira, 17, a sua satisfação com o impacto do projecto de abeberamento do gado ruminante nessa localidade.
A Associação dos Criadores de Gado de Ribeira de Tortolho aproveitou o primeiro ano de funcionamento do projecto, financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, para destacar o facto de este investimento ter contribuído para resolver o problema de água para o gado nessa zona.
O Ministério da Agricultura e Ambiente investiu já 28 mil contos na resolução do problema de água para a actividade pecuária na parte baixa do município do Porto Novo, abarcando 55 criadores de gado, número que será alargado ainda no decorrer de 2024 para 73 pastores.
O município do Porto Novo tem estado, também, a beneficiar de um programa de apoio ao abeberamento de gado nas zonas afectadas pela seca, que já beneficiou 14 mil cabeças de animais, distribuídos por 400 criadores.
O programa, financiado pelo Programa das Nações Unidos para Agricultura e Alimentação (FAO), consiste no transporte de água gratuitamente aos criadores de gado das zonas mais afectadas, tendo ainda contemplado 70 criadores com depósitos de água.
O programa é executado pela Câmara Municipal do Porto Novo, através do transporte gratuito de água para os animais, no âmbito de um contrato com o Ministério da Agricultura e Ambiente.
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar