Porto Novo, 20 Fev (Inforpress) – A estrada de acesso à Chã de Branquinho, Porto Novo, Santo Antão, ainda por concluir, já está a facilitar a vida dos agricultores, que conseguem escoar os seus produtos “sem dificuldades de maior”.
“Sim, as obras da estrada continuam ainda, mas já podemos transportar os nossos produtos, uma vez que os carros conseguem chegar às primeiras casas”, disse à Inforpress o porta-voz dos agricultores, Octávio Inocêncio.
Porém, o ideal seria a estrada ser estendida até à zona de Clementim, ou nas proximidades, onde concentra a maior produção agrícola nesse vale, sugeriu este agricultor, explicando que para fazer chegar os produtos até à zona onde estrada vai ficar tem-se de recorrer ainda a animais como burros e mulas.
“Por isso, seria bom que o Governo prolongasse a estrada até Clementim para ajudar os agricultores a escoar os produtos sem maiores dificuldades”, notou.
Em todo o caso, os produtores agrícolas de Chã de Branquinho, que faziam o transporte dos produtos no dorso de burros e mulas já conseguem transportar os excedentes através de carro, mesmo com as obras da estrada ainda a decorrer.
Conforme constatou a Inforpress, os produtores do grogue na localidade estão também a investir na expansão das suas unidades de produção, graças à estrada, cujas obras deveriam ser inauguradas em Julho de 2023, de acordo com a previsão inicial do Governo.
A estrada, com 4,3 quilómetros de extensão e financiada pelo Governo em 225 milhões de escudos, faz parte de um programa de desencravamento das localidades com potencial económico, o qual já abarcou algumas zonas em Santo Antão, com potencial a nível da pesca, agricultura, pecuária e turismo.
JM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar