Porto Novo: Autarquia quer município livre de mosquitos e pede envolvimento em megacampanha de limpeza

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Autarquia quer município livre de mosquitos e pede envolvimento em megacampanha de limpeza
01/08/24 - 02:04 pm

Porto Novo, 01 Ago (Inforpress) – A cidade do Porto Novo, em Santo Antão, recebe sábado, 02, uma megacampanha de limpeza numa iniciativa da autarquia local que tem o propósito de a tornar mais limpa e livre dos mosquitos.

O anúncio foi feito hoje pela câmara do Porto Novo, que pediu o envolvimento dos munícipes nessa megacampanha de limpeza, cuja realização tem a parceria da delegacia de saúde, das instituições religiosas e de associações locais.

O pároco do Porto Novo, José Pires, lançou também um apelo à comunidade católica para se envolver nessa iniciativa em prol do saneamento básico neste centro urbano.

O vereador da câmara do Porto Novo responsável pelo pelouro do Saneamento, Válter Silva, disse que Porto Novo é já uma cidade limpa, graças a melhorias introduzidas na recolha do lixo, embora o desafio da limpeza das ribeiras e encostas.

Nas zonas rurais, a intenção da autarquia é criar pequenos aterros para receber os resíduos sólidos produzidos, conforme este autarca.

Porto Novo produziu em 2023 mais de 12 mil metros cúbicos de lixo, segundo dados da edilidade, que indicam ainda que somente na cidade foram recolhidos mais de 10 mil metros cúbicos entre lixo doméstico e resíduos sólidos.

As zonas rurais produziram cerca de dois mil metros cúbicos de lixo, na sua grande maioria resíduos sólidos.

Os investimentos no saneamento previstos para este ano no Porto Novo estimam-se em cerca de 68 mil contos, sendo que mais de 50 mil contos se destinam à construção de 150 casas de banho em todo o concelho no âmbito do Fundo do Ambiente e do projecto de água e saneamento de Santo Antão.

JM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar