Porto Novo, 10 Set (Inforpress) – As associações de agricultores no concelho do Porto Novo pediram hoje "urgência" na execução do programa de prospecção de água para este município, numa altura em que os lavradores se queixam da escassez de água para rega.
No âmbito do programa de prospecção de água subterrânea em Cabo Verde, já anunciado pelo Governo, o município do Porto Novo será contemplado com dez perfurações.
As associações de agricultores de Chã de Norte, Alto Mira, Morro Cavalo, Ribeira das Patas e Jorge Luís exortaram esta terça-feira o Ministério da Agricultura e Ambiente a avançar com o programa de perfuração no Porto Novo, com vista a suprir a falta de água derivada da seca que tem assolado este concelho.
Em Chã de Norte, a associação local dos agricultores avançou à Inforpress que o único furo de prospecção de água existente nessa localidade já se mostra incapaz de irrigar as parcelas distribuídas por mais de 50 lavradores.
Igualmente, em Morro Cavalo, na Ribeira da Cruz, o presidente da associação dos agricultores, José Lima, voltou a pedir a execução de um furo para esse perímetro agrícola com vista a atender às necessidades dos 40 lavradores locais.
O mesmo se verifica em Alto Mira, cuja associação dos agricultores tem insistido na abertura de uma perfuração no terceiro povoado desse vale, onde a falta de água já constitui motivo de preocupação, segundo o líder desta associação, Idarlino Fortes.
Na Ribeira das Patas, a associação para o desenvolvimento integrado deste vale tem estado também a pedir a mobilização de água subterrânea para acudir às necessidades dos agricultores.
Também, no vale de Jorge Luís, a associação local dos agricultores alertou para a escassez de água para rega.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, defendeu recentemente a necessidade de o Governo prosseguir com a prospecção de água subterrânea neste município.
Joel Barros disse que Porto Novo tem uma grande extensão de terrenos que pode ser utilizada para a prática de agricultura e que o Governo deve continuar com o programa de perfuração para aumentar a disponibilidade de água.
Porto Novo dispõe de duas dezenas de sistemas de produção de água para agricultura (furos e nascentes) que permitem mobilizar diariamente cerca de 2.500 metros cúbicos de água para a actividade agrícola.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar