Porto Novo, 20 Set (Inforpress) – Os agricultores e criadores de gado no município do Porto Novo manifestaram-se hoje esperançados nos programas de incentivos à agricultura e pecuária, apresentados esta quinta-feira, 19, pelo ministro da Agricultura e Ambiente.
Em relação à pecuária, os criadores de gado, abordados pela Inforpress, consideraram que se trata de “um bom programa” que poderá ajudar na dinamização do sector da pecuária, mas entendem que os requisitos exigidos aos criadores de gado para se candidatarem a este mesmo programa pode condicionar o acesso ao mesmo.
“É, sem dúvidas, um bom programa, mas os requisitos exigidos aos criadores pelo Governo podem dificultar o acesso ao mesmo”, confirmou Cipriano Barbosa, da Associação dos Criadores de Gado da Ribeira de Tortolho, nos arredores da cidade do Porto Novo.
Trata-se de um programa a fundo perdido que tem o propósito de apoiar os criadores de gado na construção de currais, na compra de animais e no melhoramento de raças.
A nível da agricultura, os propósitos do programa, que incide no cultivo protegido com recurso a estufas agrícolas, agradaram aos agricultores, conforme constatou a Inforpress.
O ministro da Agricultura e Ambiente explicou que esses programas, estimados em 600 mil contos, são “uma grande oportunidade” para os agricultores e criadores de gado mudarem o estilo de vida, exortando-os a se dirigirem às delegações deste ministério em Santo Antão, onde podem ser apoiados na organização do processo de candidatura ao financiamento.
O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, congratulou-se também com os programas que, a seu ver, chegaram em boa hora, lembrando que a agricultura e a pecuária são dois sectores importantes para a economia do seu município.
Porto Novo dispõe de um dos maiores efectivos pecuários do arquipélago, estimado em 25 mil cabeças de gado, concentrados sobretudo nas zonas altas (planaltos Norte e Sul) e na zona baixa do município (Ribeira Tortolho, Aureliano, Lajedinho, Morro Tubarão).
JM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar